Casa Created with Sketch.

Uma escada que levou 50 anos para ficar pronta

Liu Guojiangm ergueu uma escadaria de 6 mil degraus para facilitar a esposa, Xu Chaoqing, mas a tarefa durou mais de cinco décadas. 

O chinês Liu Guojiangm passou grande parte da sua vida construindo uma escada. O motivo: provar para sua mulher que ele a amava. Ele e Xu Chaoqing começaram um relacionamento na década de 1950, quando ela, viúva e com dois filhos, tinha 26 anos e ele 16. Para evitar o julgamento da sociedade da época, eles se mudaram para uma caverna ao pé de uma montanha próxima à cidade de Chongqing, no sudeste do país.

O local calmo e bucólico, apesar de distante, seria perfeito para a criação de uma família não fosse um obstáculo natural: a grande montanha. Decidido a prover a sua esposa todo conforto possível, o jovem Liu cultivou plantações, inventou lamparinas e começou a construir, com troncos, pedras e ferramentas rústicas, uma escada que facilitasse o acesso de Xu ao topo.

Mais de 50 anos se passaram até que Liu conseguisse terminar a escadaria de 6 mil degraus, que foi encontrada em 2001 por um grupo de exploradores chineses. Liu faleceu em 2007 e Xu em 2012. Apesar de reconhecerem que a mãe pouco usou a escada, os sete filhos do casal se dizem orgulhosos da prova de amor que os pais sentiam um pelo outro. Hoje, a “Escadaria do Amor“, como é conhecida na região, representa para a população local uma prova de amor e de dedicação.

tit-catraca-livre

 (/)

Matéria publicada originalmente no site do Catraca Livre.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s