Três quartos reformados e 20 ideias para você copiar

Painéis para cabeceira de cama, closets com portas de vidro, papel de parede e outras soluções para replicar em casa

Por Reportagem Ana Sant’Anna (texto) e Edson G. Medeiros (visual) | Design Renata Rise | Fotos Eduardo Pozella | Ilustrações Campoy Estúdio Atualizado em 17 jul 2019, 13h37 - Publicado em 10 Maio 2012, 21h26

Antes de reformar o seu quarto pense no seguinte:  Mora em apartamento e quer ter um banheiro no quarto? Primeiro veja se ele está próximo da coluna de água e esgoto do prédio. Muita distância entre os pontos encarece a ideia. Com o sinal verde para seguir adiante, saiba que vai precisar incomodar o vizinho de baixo, quebrando o teto dele, ou elevar seu piso cerca de 10 cm (passagem de hidráulica). Se optar por madeira também nas áreas molhadas, prefra cumaru ou ipê, mais resistentes à umidade. Não se esqueça de prever eletroeletrônicos no projeto. Agora saiba como foram as reformas destes quartos.

Quarto 1. Organizado, como a dona

Embora generoso, o ambiente tinha pouca área para guardar roupas e acessórios. “Queria muitos armários e um ambiente claro e espaçoso”, diz a analista de sistemas Patrícia Lara, mulher do empresário Luiz Lara. Os arquitetos Yara Furtado e Salim Dib, de São Paulo, propuseram a criação de um closet de 8,40 m2, integrado ao quarto e ao banheiro. A suíte do apartamento ganhou revestimentos em sua maioria claros para conferir sensação de amplitude. “Adorei que tudo fcou à mão”, diz Patrícia. Já seu marido aprovou o piso ecológico de bambu.

Quarto 2.  Para a turma jovem

A universitária Mayara D’Amico, 21 anos, viu num flme e gostou da ideia de ter uma banheira no quarto. Os arquitetos Marcos Contrera e Marcos Biarari, de Santo André, SP, toparam o desafo. Verifcaram se a laje suportaria a carga esugeriram a distribuição da hidráulica por uma espécie de fosso entre andares. Além disso, ampliaram a suíte em 6 m2 ao incorporar um hall. Os amigos de Mayara também saíram ganhando. “A gente se reúne aqui antes de sair”, conta ela.

Quarto 3. Na medida do casal

Uma parede mais para lá, outra para cá, uma banheira ali, uma porta de correr acolá. A arquiteta Orlane Santos, de São Paulo, foi chamada pelos donos desta casa para uma reformulação geral. “A construção estava pronta, mas não gostamos do resultado”, diz a gerente comercial Gisele Sabino, casada com o empresário Reinaldo Pascon. Na suíte, achava, faltava do básico, como espaço para guardar roupas, à infraestrutura para internet. A reforma ampliou a área em 3,50 m2. “Eu queria conforto e um banheiro bacana, mas nunca imaginei uma hidro aberta para a foreira”, fala Gisele. “Ficou ótimo.”

Continua após a publicidade

Publicidade