The House of One: igreja, sinagoga e mesquita em um único prédio

Exposto na Bienal de arquitetura de Chicago, o projeto reúne igreja, sinagoga e mesquita num mesmo prédio, que será construído em Berlim

Por Mari Bruno Atualizado em 14 dez 2016, 13h00 - Publicado em 5 nov 2015, 15h44
The House of One 1

Imagine um único templo que conseguisse envolver as três maiores crenças do mundo: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo? Talvez o local ideal para tamanho feito fosse a cidade velha de Jerusalém — sagrada para todas estas religiões — mas é de Berlim que vem a proposta de união dos três credos no mesmo espaço físico. Idealizada pela Petriplatz Prayer and Teaching Hall, uma organização alemã sem fins lucrativos, a The House of One quer juntar igreja, sinagoga e mesquita em um prédio integrado. Para a construção, foi feito um concurso de projetos e o eleito foi o escritório alemão Kuehn Malvezzi, que ganhou exibição na Bienal de Arquitetura de Chicago. “É a relação de igualdade entre as religiões que define o trabalho dentro da associação e que foi aplicado em todos os processos de decisão durante todo o concurso de arquitetura”, explica Imam Kadir no site do ambicioso projeto, que será instalado no bairro de Petriplatz, na capital alemã, onde a associação está localizada . “Este quarteirão, onde a cidade surgiu pela primeira vez e onde esteve a sua primeira igreja, agora abrigará o futuro. A partir das fundações dos templos antigos vai crescer um novo lugar de adoração, um que permitirá que pessoas de diferentes religiões rezem lado a lado. (…) Esta casa será moradia para igualdade, paz e reconciliação”, diz o pastor Gregor Hohberg.

Sob os valores de não-violência, respeito por todos, solidariedade de vidas vividas com dignidade e igualdade, a construção terá ambientes delimitados, porém organizados ao redor de um salão central, além de espaços de circulação para o público geral. “O potencial da The House of One reside na simultaneidade de intimidade e estranhamento, de similaridades e diferenças entre as três religiões”, conta o arquiteto Kuehn Malvezzi.

O projeto contabiliza um pouco mais de 1 milhão de euros em doações, ou seja, quase 100.500 tijolos (10 euros equivalem a 1 tijolo) dos 4 milhões necessários para sair do papel. Para mais informações e para contribuir, visite o site do The House of One.

The House of One 2 The House of One 3 The House of One 4

 

Continua após a publicidade

Publicidade