Continua após publicidade

Confira as tendências de decoração para a cozinha em 2021

A cor Honey, da KitchenAid, é uma delas. Mas você também pode apostar em bronze, dourado, ladrilhos hidráulicos e iluminação indireta. Confira:

Por Redação
Atualizado em 17 ago 2024, 00h04 - Publicado em 30 mar 2021, 08h00
Farm sink: a peça que traz o charme provençal e retrô para a cozinha. Projeto de Mari Milani. Na foto, cozinha, marcenaria verde, subway tiles.
(Julia Herman/Divulgação)

Tida por muitos como o coração da casa, a cozinha é o cômodo onde as pessoas mais convivem e dividem suas experiências, e não possui apenas a função de preparar refeições, mas também de compartilhar momentos de união.

Esses momentos se tornaram ainda mais valorosos nos últimos tempos, já que, com o isolamento social, os moradores passaram a ansiar por um senso de comunidade. Tendo isso em vista, a empresa de eletrodomésticos KitchenAid lançou a cor Honey como a Cor do Ano de 2021. Inspirada no mel, em tom alaranjado-dourado quente e rico, a nova cor irradia positividade, calor e aconchego para as pessoas. 

Conheça abaixo essa e outras tendências de 2021 para fazer da sua cozinha a união entre praticidade e bom gosto:

Uso do bronze e dourado

Dourado nos pendentes, serralheria e metais dão brilho à apê. Projeto de Marcela Rocca. Na foto, cozinha integrada, bancada e ilha, banquetas brancas estofadas, armários brancos.
(Emerson Rodrigues/Divulgação)

Os itens na cor prata, muito usados por quem ama decoração contemporânea, abriram espaço para artigos de decoração em bronze e dourado. Buscando cozinhas mais delicadas e aconchegantes, os itens nesses tons podem ser usados em detalhes, como tampas de potes, talheres, bandejas, torneiras e outros.

Itens na cor Honey

3-confira-as-tendencias-de-decoracao-para-a-cozinha-em-2021
(KitchenAid/Divulgação)

Escolhida como a Cor do Ano de 2021 pela KitchenAid, Honey tem o tom alaranjado-dourado e convida o mundo a se reunir, trazendo calor para todas as cozinhas. 

Cozinhas de plano quebrado

Cozinha preta e branca de apê minimalista tem brises arredondados com palhinha. Projeto de Natália Lemos. Na foto, sala de jantar, mesa de madeira, cristaleira.
(Fotos: MCA Estúdio/Produção visual: Andrea Brito Velho/Divulgação)

O conceito aberto onde a sala, cozinha e sala de jantar eram ambientes integrados foi uma tendência por anos. Em 2021, a aposta é criar ambientes de plano aberto, adicionando prateleiras, paredes de vidro, mezaninos ou qualquer outro móvel que construa uma divisão de espaços sem o uso de uma parede completa. Vale investir até em uma decoração no piso!

Armários verdes e azuis escuros

Farm sink: a peça que traz o charme provençal e retrô para a cozinha. Projeto de Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli. Na foto, cozinha, bancada branca, marcenaria azul.
(Leandro Furini/Divulgação)

A possibilidade de fazer uma decoração em dois tons, contrastando um mármore escuro com armários brancos, é uma tendência que traz luxo e sofisticação para a cozinha.

O verde e o azul escuro na cozinha são dois dos tons mais em alta de 2021, mantendo-se como uma das mais fortes escolhas para armários de cozinha. Combina muito bem com toques claros e detalhes em dourado para um design clássico.

Continua após a publicidade

Para obter um bom contraste, vale a pena investir em armários e revestimentos dessa cor e bancadas de tons mais claros. O verde também fica incrível em contraste com itens dourados e pisos claros.

Ladrilho Hidráulico 

Sapateira com bar e chapeleira dá boas vindas em apê com composteira na varanda. Projeto de Mari Milani. Na foto, cozinha integrada, marcenaria rosa, ladrilhos.
(Julia Herman Fotografia/Divulgação)

Outra tendência é o ladrilho hidráulico com estampas variadas e coloridas: pode ser usado no piso, na bancada ou nas paredes, adiciona um ar retrô na decoração e transforma o espaço com muita personalidade. Se inspiração retrô é o que busca, ouse nas cores!

Continua após a publicidade

Mármore

Apê de 250m² tem cozinha com três cubas e balcão de mármore verde. Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, cozinha em estilo provençal com três cubas.
(Produção Visual: Falchi Andrea/Fotos: Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Casa.com.br)

O mármore nas bancadas e paredes é outro dos destaques do ano. Com ladrilhos do tipo metro white em detalhes da parede, assim como a madeira e a pedra, em especial o quartzo, sua casa promete um ar contemporâneo. O material também pode ser aplicado nas paredes, pisos e bancadas da cozinha.

Iluminação

Estúdio de 88 m² traz recursos de acessibilidade de forma elegante e estética. Projeto de ADVP para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, cozinha.
(Amanda Bibiano/Divulgação)

Trazendo aconchego e tranquilidade, a iluminação indireta com fitas de LED ou luminárias deixam o ambiente mais elegante. Além disso, contrastam muito bem com as cores fortes, como Honey, e ajudam na hora de preparar as refeições.

Continua após a publicidade

Uso de madeira

Painel de madeira abraça área social e emoldura cozinha em apê de 90 m². Projeto de MAR Arquitetura. Na foto, cozinha, parede de subway tiles, prateleira e coifa preta, bancada branca, banqueta.
(Juliano Colodeti/Divulgação)

Madeira nunca sai de moda. Seja em armários, móveis e pisos amadeirados também fazem ótimas combinações, trazendo aconchego e conforto para a cozinha.

Publicidade