Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Tendência: o que não pode faltar na cozinha estilo Farmhouse

As cozinhas que misturam o rústico e contemporâneo estão em alta na decoração! Veja quais elementos deixam o projeto com cara de Farmhouse:

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 ago 2025, 13h00
Nessa linda casa de campo, suítes tem vista para as montanhas e acesso ao jardim. Projeto de Fossati Arquitetura.
Projeto de Fossati Arquitetura. (Anita Soares Fotografia/Divulgação)
Continua após publicidade

A estética acolhedora do Estilo Farmhouse é uma proposta cada vez mais desejada por quem busca, mesmo em grandes cidades, as sensações de bem-estar e tranquilidade que o refúgio que as casas de campo oferecem.

Inspirado nas casas de fazendas norte-americanas, o estilo mantém como característica marcante a simplicidade visual daquele tempo, mas que hoje se aproxima do tão falado “luxo silencioso”: discreto, mas sofisticado. Nesta proposta, a elegância se expressa a partir de um conjunto equilibrado, formado por materiais rústicos nobres, cores neutras e design minimalista, sempre com foco no essencial.

Cozinha que une o rústico e contemporâneo

Tendência: o que não pode faltar na cozinha estilo Farmhouse
Cuba Primaccore Farm Sink. (De Bacco/Divulgação)

Inegavelmente, a cozinha é a grande protagonista do Estilo Farmhouse. É nela que os elementos típicos desse estilo ficam ainda mais evidentes, como é o caso da marcenaria com detalhes em baixo relevo, o uso de materiais naturais rústicos como estrutura e acabamento, utensílios suspensos, cores neutras e a farta iluminação natural.

“Outro elemento inconfundível do estilo são as cubas mais profundas e salientes em relação à bancada do que os modelos tradicionais. Elas são conhecidas como Farm Sink, e a marca registrada desses modelos é o chamado avental, onde uma das faces da cuba fica exposta, similar a uma cuba de semiencaixe”, explica Melissa Rossini, gerente de marketing da De Bacco.

Farm sink: a peça que traz o charme provençal e retrô para a cozinha. Projeto de Mari Milani. Na foto, cozinha, marcenaria verde, subway tiles.
Projeto de Mari Milani. (Julia Herman/Divulgação)

“O apelo visual das casas de campo é atemporal, e isso segue inspirando o desenvolvimento de novos produtos, pautados principalmente pela ideia de protagonizar sem roubar a cena, encaixando-se em uma compreensão de luxo totalmente avesso às extravagâncias”, analisa Rossini.

Continua após a publicidade

O que não pode faltar em uma cozinha Farmhouse?

Confira abaixo o que não pode faltar em uma cozinha nesse estilo:

Farm house com toque boho e moderno: apê de 200 m² mescla estilos. Projeto de Rebeca de França. Na foto, cozinha em estilo provençal, plantas suspensas,
Projeto de Rebeca de França. (Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)

1. Marcenaria retrô

Essenciais para reforçar a estética de casa de campo, principalmente por meio dos armários, onde as portas possuem detalhes em baixo relevo que remetem ao estilo colonial, provençal, entre outros.

Tendência: o que não pode faltar na cozinha estilo Farmhouse
Cuba Quadrattino Farm Sink. (De Bacco/Divulgação)

2. Cuba Farm Sink

Ícone do estilo farmhouse, essa cuba tem dimensões mais generosas que as tradicionais, sempre com uma das faces aparentes – o chamado avental. Sua origem remete a uma necessidade da época, mas hoje é valorizada também pelo design clássico e refinado.

Continua após a publicidade

3. Ilha gourmet em pedra

Feita em mármore ou granito, é um elemento central que traz um toque sofisticado sem perder o caráter rústico das pedras. Além de prática, ela se transforma no centro social da cozinha farmhouse.

Loft charmoso tem cozinha/copa com cara de fazenda e ladrilhos exclusivos. Projeto de Cacau Ribeiro para a CASACOR SP 2024. Na foto, bancada, utensílios pendurados.
Projeto de Cacau Ribeiro para a CASACOR SP 2024. (MCA Estúdio/Divulgação)

4. Prateleiras abertas e utensílios suspensos

As prateleiras sem portas expõem potes de cerâmica/vidro, temperos e hortaliças, contribuindo para uma sensação de acolhimento e simplicidade. Isso facilita o uso no dia a dia e incrementa o visual leve.

6. Paleta de cores neutras e suaves

Tons como branco, bege, marfim e cinza claro criam um ambiente muito mais calmo e aconchegante. Cores mais quentes, como toques sutis de verde, azul ou amarelo podem ser usados pontualmente para adicionar contraste.

Tapetes turcos, persas e iranianos dão vida às paredes e aos pisos desta casa de campo. Projeto de Francisco Palmeiro.
Projeto de Francisco Palmeiro. (Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após a publicidade

7. Materiais naturais

Madeira, pedra e tijolos aparentes evocam a rusticidade original do campo e são a base material da estética farmhouse. A madeira pode aparecer tanto na estrutura (vigas e pilares, por exemplo) quanto nos móveis (mesas e cadeiras de madeira maciça, por exemplo), enquanto pedras e tijolos aparentes dão textura às superfícies.

8. Metais envelhecidos ou brutos

Puxadores, torneiras e dobradiças em ferro forjado ou metal sem acabamento polido complementam o visual com um toque de robustez e tradição.

Nessa linda casa de campo, suítes tem vista para as montanhas e acesso ao jardim. Projeto de Fossati Arquitetura.
Projeto de Fossati Arquitetura. (Anita Soares Fotografia/Divulgação)

9. Design minimalista e essencial

A máxima do menos é mais: o espaço deve ser funcional, sem excessos decorativos. A elegância vem da combinação equilibrada dos materiais, cores e formas simples, um conceito alinhado ao chamado “luxo silencioso”.

10. Iluminação natural

As casas de campo são conhecidas pelas grandes janelas, onde a entrada de iluminação natural destaca ainda mais a paleta neutra e transmite a sensação de aconchego, sobretudo nas manhãs e finais de tarde.

Continua após a publicidade
Publicidade