5 soluções que deixam a cozinha mais bonita e prática
Com soluções inteligentes e muito bem executadas, o ambiente, considerado um dos mais importantes da casa, se transforma completamente!
A arquitetura e decoração ajudam a tirar o máximo de proveito das cozinhas, sobretudo para aquelas com metragem reduzida. Experientes e criativas, as arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, responsáveis pelo Studio Tan-gram, mostram 5 ideias para deixar a cozinha mais bonita. Inspire-se com os projetos!
1. Fruteiras em gavetas de marcenaria
Que tal um lugarzinho especial na cozinha para guardar, de maneira bem prática e segura, as frutas e legumes que não estão no ponto ou que não precisam ir para geladeira? Fruteiras sempre são um dilema pois, em muitos casos, ocupam espaço e suas dimensões atrapalham o caminho. Sem contar que, por ficarem abafadas, podem acelerar o amadurecimento ou a durabilidade dos alimentos.
Por esses fatores, a dupla do Studio Tan-gram é adepta da marcenaria planejada para incluir a fruteira. Junto com a decisão pelo melhor local para a instalação da gaveta, recomendam a utilização de uma boa ferragem para assegurar a abertura completa da gaveta, sem se preocupar com a movimentação e o peso.
“No posicionamento delas, privilegiamos espaços mais frescos e ventilados para a conservação, além de uma estrutura mais ampla e com um acabamento impecável das gavetas”, destaca Claudia.
2. Despensa em armário embutido
A despensa é um recurso muito almejado para o armazenamento das compras de supermercado, porém não é todo imóvel que possui uma saleta adjunta da cozinha ou área suficiente dedicada para tal.
Nesse cenário tão recorrente em apartamentos compactos, Claudia e Monike encontram na marcenaria a solução para acomodar os itens principais: nessa cozinha, transformaram os armários embutidos, que revestem as paredes e acomodam a geladeira, em uma despensa ampla e repleta de compartimentos!
3. Louceiro, cristaleira ou ilha
As áreas sociais integradas são cada vez mais recorrentes em projetos de arquitetura de interiores, englobando a cozinha com a sala de estar ou varanda. Para garantir que, mesmo sem as paredes como instrumento divisório, os ambientes sejam delimitados, é interessante criar uma ilha ou inserir algum móvel para fazer a compartimentação de espaços, por exemplo.
Para executar a conexão com o ambiente, no projeto a seguir as arquitetas do Studio Tan-gram propuseram uma ilha composta por uma bancada para refeições rápidas, armários e um louceiro na parte superior.
4. Plantas
É crescente o entusiasmo dos moradores por inserir as plantas no convívio do lar, afinal, levar a natureza para perto contribui com inúmeros benefícios emocionais. Sem contar o décor, que ganha novos contornos com as plantinhas no ambiente!
Para a composição com plantas, vale investir tanto em vasos chamativos, assim como aqueles mais discretos, conforme o projeto em questão. Além disso, os elementos naturais no décor transmitem aconchego e deixam o espaço com um ‘que’ mais sensorial.
5. Azulejos como revestimento
Com a aplicação de azulejos, é possível conceber inúmeras combinações, haja vista a variedade em formatos, padrões e cores disponíveis no mercado. O backsplash também é uma ótima escolha: ao revestir a área atrás do fogão, o morador ganha um toque estético e a praticidade na hora de higienizar aquela superfície. Além disso, o custo é mais baixo, já que a área revestida é relativamente pequena.
Confira mais fotos destes projetos na galeria abaixo!