Sala roxa e cinza digna de revista de decoração
A dona desta sala é uma jornalista gaúcha especializada em arquitetura, que não poupou conhecimento para ajudar a arquiteta Thais Lenzi Bressiani na decoração
Por Nádia Sayuri Kaku
access_time
21 Dec 2016, 00h11 - Publicado em 26 Aug 2015, 23h45
Repare bem na foto da sala acima. Poderia estar na capa de qualquer revista de decoração, certo? Não só pela escolha de cores calmas ou pela iluminação bem planejada. Há outro motivo: a moradora é uma jornalista da área de arquitetura que quis imprimir seus conhecimentos profissionais na casa que divide com o marido, um professor de um curso pré-vestibular. “A cliente, pelo seu trabalho, era cheia de referências e tinha um ótimo repertório. Foi muito legal trabalhar com alguém com tanto domínio na área”, elogia Thais Lenzi Bressiani, do escritório Red Studio de Porto Alegre (RS).
A partir do piso cinza chumbo original, Thais escolheu uma tinta especial com efeito de cimento queimado para as paredes. Com essa base neutra, foi a vez de colocar cores vivas em locais pontuais: nos móveis de destaque, como o aparador de laca roxa, e em detalhes de decoração – até o quadro do artista gaúcho Eduardo Uchôa acompanha a composição. A madeira e o branco completam a paleta.
No lado oposto ao jantar, um dente na alvenaria virou solução de aproveitamento de espaço. “Como o cliente adora receber amigos, montamos ali o barzinho da churrasqueira”, diz a arquiteta. Em vez de um problema de layout, o espaço ganhou uma bancada para se tomar um café ou uma bebida e aproveitar a carne quentinha direto da churrasqueira preta que se camufla na parede.
-
1.
zoom_out_map
1/8 (Eduardo Iotti)
A mesa da Tok & Stok é acompanhada por cadeiras Ceiba em cinamono natural lavado com design de Eduardo Baroni (Schuster). O pendente roxo é da loja Di Luce. O toy com cabelo de varetas é de Orlando Midaglia.
-
2.
zoom_out_map
2/8 (Eduardo Iotti)
O aparador de laca roxa foi desenhado pelo Red Studio e executado pela Móveis Schuster. Apoiados, os quadros são de autoria de Ana Cattani (o de borboletas) e Eduardo Uchôa (o colorido, à direita).
-
3.
zoom_out_map
3/8 (Eduardo Iotti)
A parede recebeu pintura especial com efeito de cimento queimado da Suvinil. Foi feita por um profissional especializado e indicado pelo fabricante.
-
4.
zoom_out_map
4/8 (Eduardo Iotti)
O piso é um porcelanato que já estava na casa. Por ter um tom cinza chumbo, foi mantido. Ao lado do espelho, elefante Jota em mdf (Acta Design).
-
5.
zoom_out_map
5/8 (Eduardo Iotti)
O painel de TV é de pinus escovado envelhecido: desenho do Red Studio, executado pela Móveis Schuster.
-
6.
zoom_out_map
6/8 (Eduardo Iotti)
A lareira funciona a etanol e é feita de basalto polido. O resto da marcenaria é de laca branca fosca, também desenho do Red Studio e execução da Móveis Schuster.
-
7.
zoom_out_map
7/8 (Eduardo Iotti)
O sofá é da loja Contemporânea. A mesa de centro em laca branca tem assinatura do designer Bernardo Senna (Schuster).
-
8.
zoom_out_map
8/8 (Eduardo Iotti)
O layout irregular se transformou em um canto para receber amigos: tem espaço para cafeteira, frigobar e abriga a boca da churrasqueira. A bancada recebeu tampo em teca e é acompanhada de bancos Sela (Tok & Stok).