Casa Created with Sketch.

Restaurante tem décor queimada e defumada que imita técnicas do chef

Adepto da grelha a carvão, as técnicas do chef foram traduzidas em diversos elementos da decoração do restaurante Rhoda, em Hong Kong

01-restaurante-rhoda-hong-kong-decor-queimada-defumada-tecnicas-chef

 (/)

Em Hong Kong, na China, o restaurante Rhoda pode ser um estabelecimento de bairro, mas não é nada convencional. Foram as técnicas do chef Nate Green, adepto da grelha a carvão, que inspiraram a decoração do espaço, assinada pelo Joyce Wang Studio.

02-restaurante-rhoda-hong-kong-decor-queimada-defumada-tecnicas-chef

 (/)

Ali, paredes queimadas, um lustre feito com tambores de máquina de lavar defumados e uma área temática de barbearia compõem o estilo sofisticado, industrial e intimista do local.

03-restaurante-rhoda-hong-kong-decor-queimada-defumada-tecnicas-chef

 (/)

As paredes receberam revestimento de madeira de carvalho manchado, conhecido como shou sugi ban: “o shou sugi ban é um método tradicional japonês de defumar a madeira e uma maneira de preserva-la para a arquitetura. É um material que encapsula o espírito do estilo de cozinhar de Nate”, a designer Joyce Wang disse à Dezeen, que publicou o projeto.

05-restaurante-rhoda-hong-kong-decor-queimada-defumada-tecnicas-chef

 (/)

Em uma das extremidades do Rhoda fica o bar, bem na entrada, e, na outra, a cozinha aberta. No centro das duas fica um salão de mesas e, na lateral, espaços menores e mais privados encostados na parede.

06-restaurante-rhoda-hong-kong-decor-queimada-defumada-tecnicas-chef

 (/)

Acima desse espaço central, um conjunto de tambores de máquinas de lavar forma um grande lustre – o grande destaque do restaurante. ‘Nós descobrimos que, domesticamente, o tambor de máquina de lavar é usado com frequência como recipiente para churrasco. É uma referência sutil a essa narrativa de homenagear o trabalho do chef. Mais importante, ele emana um brilho de luz quente quando aceso por dentro”, Wang explicou.

04-restaurante-rhoda-hong-kong-decor-queimada-defumada-tecnicas-chef

 (/)

Nas mesas, a homenagem ao trabalho de Nate se traduziu em emblemas que foram  incorporados à superfície por meio de ferro quente. A paleta de cores explora o cobre, o cimento, o preto e o vermelho.

07-restaurante-rhoda-hong-kong-decor-queimada-defumada-tecnicas-chef

 (/)

Além desse espaço está uma sala privativa, a Nate’s Room, que tem a temática das barbearias – outra paixão do chef. No espaço, que possui três mesas e seis assentos, as paredes foram texturizadas e os tubos de cobre que aparecem em algumas mesas tomam conta do décor. Inclusive, pincéis foram colocados nas extremidades para reforçar o tema. No teto, uma caixa de luz recebeu desenhos de tatuagens.

10-restaurante-rhoda-hong-kong-decor-queimada-defumada-tecnicas-chef

 (/)

Para finalizar, portas de garagem separam o restaurante da rua.

08-restaurante-rhoda-hong-kong-decor-queimada-defumada-tecnicas-chef

 (/)

09-restaurante-rhoda-hong-kong-decor-queimada-defumada-tecnicas-chef

 (/)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.