Restaurante é inspirado na arquitetura de antigos palácios italianos

Projeto do FJ55 Arquitetos reinterpreta elementos clássicos como arcos, tijolos, pátios e vegetação

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 dez 2024, 11h33 - Publicado em 21 dez 2024, 13h00
Restaurante é inspirado na arquitetura de antigos palácios italianos. FJ55 Arquitetos. Salão.
 (André Mortatti/Divulgação)
Continua após publicidade

Foi nos palácios italianos dos séculos XVI a XVIII que os arquitetos Felipe e Jordan Perez, à frente do FJ55 Arquitetos, buscaram inspiração para o projeto do Il Carpaccio, restaurante italiano inaugurado na metade de 2024 no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. Eles propuseram reinterpretações contemporâneas de elementos clássicos desse período, como arcos, tijolos, pátios e vegetação.

A fachada simétrica é caracterizada por espessas paredes de tijolos com três arcos de alturas variadas, delimitados por amplas janelas de vidro. As aberturas das extremidades são mais altas que a central, onde está localizado a entrada principal. Ali, o acesso se dá por degraus em pedra exótica de tonalidade marrom-avermelhada que referenciam o pódio romano – embasamento que eleva a edificação do solo. Nas laterais, viçosas oliveiras emolduram a construção.

Restaurante é inspirado na arquitetura de antigos palácios italianos. FJ55 Arquitetos. Fachada.
(André Mortatti/Divulgação)

Instalado em um terreno irregular em “L”, o estabelecimento foi dividido em quatro zonas, sendo três delas dedicadas especialmente à recepção do público — salão principal e externo, organizados no eixo principal que define o terreno; e salão de apoio, disposto na porção lateral, perpendicular ao anterior —, além da cozinha e áreas técnicas, localizadas aos fundos do lote, com acesso de serviços pela via lateral.

No interior, as paredes de tijolos com grandes arcos envidraçados e a presença de vegetação remetem a um pátio antigo. A cobertura retrátil automática que cobre todo o restaurante permite a entrada de luz natural e possibilita aos clientes aproveitarem a temperatura amena de um fim de tarde ao ar livre.

Continua após a publicidade
Restaurante é inspirado na arquitetura de antigos palácios italianos. FJ55 Arquitetos. Salão.
(André Mortatti/Divulgação)

O partido arquitetônico, que reinterpreta a simplicidade material dos elementos tradicionais da arquitetura italiana, é complementado por acabamentos refinados, como painéis de lâmina de pau-ferro – espécie nativa brasileira – com acabamento brilhante, chapas de aço inox e diferentes tonalidades de pedras de extração nacional.

No salão principal, com um pé direito de 5 metros, o bar ocupa a lateral direita, destacando-se por elementos verticais arqueados que suportam prateleiras iluminadas, exibindo a coleção de bebidas. No lado oposto, um canteiro ajardinado atravessa todo o ambiente, dividido por uma oliveira centenária e vegetação alta na frente das janelas, trazendo aos clientes a sensação constante de estar em um jardim.

Continua após a publicidade
Restaurante é inspirado na arquitetura de antigos palácios italianos. FJ55 Arquitetos. Bar.
(André Mortatti/Divulgação)

O piso de madeira tem as áreas centrais revestidas por ladrilhos hidráulicos que formam um tapete para a recepção de algumas das mesas. Em harmonia com os tons terrosos da base, o mobiliário é predominantemente em madeira maciça, enquanto as mesas possuem bases em pedra natural e o sofá linear é de couro caramelo.

Sistemas de iluminação indireta proporcionam maior conforto visual aos clientes. Canaletas luminosas foram instaladas sobre o mobiliário, como nos sofás e no balcão do bar, além dos canteiros. Acima de cada mesa, pequenas luminárias de LED contribuem para a atmosfera intimista do restaurante.

Continua após a publicidade
Restaurante é inspirado na arquitetura de antigos palácios italianos. FJ55 Arquitetos. Salão e cozinha.
(André Mortatti/Divulgação)

O segundo salão é o núcleo central, abrigando a adega e a cozinha, ambas com paredes revestidas em inox e com permeabilidade visual. O terceiro salão, por sua vez, é um ambiente lateral que também conta com parede de tijolos com arcos e jardineiras com uma densa vegetação. Este espaço possui um pé direito mais baixo, tornando mais intimista e propício para encontros mais tranquilos. O restaurante comporta até 140 pessoas.

Continua após a publicidade

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Publicidade