Relembre a decoração das edições do Big Brother Brasil
A decoração da casa do Big Brother Brasil muda todos os anos. Relembre alguns ambientes marcantes
O reality show Big Brother Brasil volta às telas da Rede Globo na segunda-feira (23 de janeiro). Contabilizando 16 edições completas, é difícil segurar a curiosidade: como será a nova decoração da “casa mais famosa do Brasil” em 2017? Relembre – talvez o décor dos últimos anos possa ser uma pista:
BBB1 – 2002
Com foco em tons neutros e muita madeira, a decoração do primeiro Big Brother Brasil foi a mais singela. A cozinha, porém, tinha um diferencial: além da meia parede de pastilhas, o backsplash era coberto por um grande espelho.
BBB2 – 2002
A segunda edição aconteceu no mesmo ano da primeira e talvez por isso as mudanças não tenham sido tantas. O destaque é o sofá branco, icônico do reality show, e as paredes da sala, que ganharam o tom vermelho escuro.
BBB3 – 2003
O quarto do líder, nas edições anteriores, era dentro da casa. Dessa vez ele fica do lado de fora, com vista privilegiada para toda a área externa. De resto, a casa também lembrava muito as edições anteriores.
BBB4 – 2004
Em 2004, a casa ganhou uma academia. As novidades não pararam aí: os quartos passaram a ser divididos por temas, o que prevalece no programa até hoje. Em um deles, bichos de pelúcia predominavam e macaquinhos enfeitavam as paredes. No outro, cartoons pretos se destacavam em um fundo laranja.
BBB5 – 2005
As linhas mais moderninhas passam a dominar a casa, que ganha mais cores nas áreas comuns. Os participantes começam sem móveis, comprando mais ao reunirem as “estalecas”, moeda do jogo. O sofá da sala é marrom, dividindo espaço com pufes vermelhos e almofadas laranjas e brancas. Os quartos da edição são o Zen e o Tropical, com decoração de frutas como bananas e melancias.
BBB6 – 2006
As mudanças deste ano foram muitas! Os adesivos de parede dominaram a casa – na cozinha, os utensílios eram desenhados tanto na parte de cima das paredes quanto nas portas dos gabinetes. Cadeiras coloridas também figuraram no ambiente, uma tendência de decoração super atual.
Os quartos gerais passaram a ser três: africano, urbano e futurista. A piscina se tornou redonda.
BBB7 – 2007
Quartos temáticos caprichados se destacaram no Big Brother Brasil 7. Excalibur trazia elementos medievais e muito cinza, enquanto 2 Filhos de Francisco era baseado no filme e possuía até parede de pau-a-pique. Nostálgico, o último quarto era inspirado na TV Colosso, com várias representações dos personagens.
BBB8 – 2008
Cores e estampas fortes e coloridas dominaram a cozinha em um contraste gritante com a sala, decorada com azul e branco. Neste ano, um quarto foi decorado com flores, outro com detalhes de vacas e grama sintética e o último com inspiração em monstros.
BBB9 – 2009
O sofá branco retorna à sala do BBB – esta, por sua vez, é toda clean e moderninha, com adesivo geométrico e mesa de centro espelhada. Falando sobre espelhos, o quarto “Palácio de Cristal” é todo revestido por eles. Nenhuma parede escapa e até o piso leva o material. Nesse ano, a casa foi separada em lado A e lado B por um muro.
BBB10 – 2010
A área externa é uma das mais aconchegantes até o momento, com um grande futton sob uma estrutura de madeira e paredes de aparência rústica. Nessa edição, o quarto do líder volta para dentro da casa, com acesso pela cozinha. Esse ambiente possui um papel de parede mais discreto que o das outras edições, inspirado em jornais.
BBB11 – 2011
Pela primeira vez a casa do BBB tem dois andares – é no segundo que fica o quarto do líder, caprichado no laranja, branco e cinza. Outro quarto, chamado jujuba, segue a temática dos doces e surpreende com uma cabeceira imitando pirulitos gigantes!
BBB12 – 2012
A décima segunda edição não poupou nas cores – à começar pela cozinha extravagante dominada pelo rosa e pelo laranja. Pela primeira vez a mesa de jantar deixou de ter cadeiras, ganhando um banco circular ao seu redor. Os quartos voltaram a ser dois, dessa vez com temas opostos: selva e praia.
BBB13 – 2013
Um óasis foi criado na área externa da casa. O futton é cercado por papel de parede de praias e montes de areia falsa com estrelas do mar. Dentro da casa, a sala lembra um cartoon futurista, com telas ovais, espelhos, um sofá branco circular e mistura de cores e texturas nas almofadas.
BBB14 – 2014
Os quartos da 14ª edição impressionam. O do líder passa longe da calmaria aconselhada pelo Feng Shui, com parede e móveis vermelhos e dourados. Um dos quartos gerais é praticamente o oposto. Chamado de Sibéria, ele possuía portas que lembravam as de câmaras frigoríficas, um boneco de neve e muito branco com azul. O outro quarto, Festa, caprichava com maior variação de cores e enfeites nas paredes. A cozinha era completamente estampada, em diversos tons coloridos. Já a sala apostava em rosa em todos os cantos, acompanhado de padrões de zebra.
BBB15 – 2015
A extravagância característica de alguns ambientes foi deixada de lado em 2015. A sala de estar, por exemplo, se tornou mais clássica com a parede pintada com efeito de camurça e móveis de linhas retas. O toque de cor foi responsabilidade das almofadas.
A mesa da cozinha deixou de ser circular, substituída por um modelo retangular de madeira. No teto, panelas de cobre enfeitavam o ambiente mais rústico da casa.
BBB16 – 2016
A edição de 2016, apesar de manter uma maior neutralidade, se comparada aos outros anos de casa, tentou inovar. Diversos ambientes seguiram o tema “industrial”, como a despensa. O banheiro se destacou: com jeito de contêiner, ele era decorado com grafite e possuía tubulação acobreada exposta. O confessionário era uma casa de máquinas! Você consegue lembrar quais foram as 8 peças de decoração mais pedidas desta casa do BBB?
Veja também: Conheça os participantes do Big Brother Brasil 17