Casa Created with Sketch.

Quarto sem janela: o que fazer?

Separamos algumas dicas para solucionar os problemas com ventilação e iluminação em um quarto sem janela

quarto-sem-janela

 (/)

É quase impossível imaginar um quarto ou qualquer outro cômodo sem uma janela. Mas, algumas construções que sofrem com a falta de uma estrutura apropriada acabam por utilizar esse tipo de solução em sua planta. Quando o espaço fechado é o quarto, o problema aumenta: como dormir em um lugar com problemas de iluminação e ventilação? Para ajudar quem se encontra nesta situação, separamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar o clima e a luminosidade do ambiente.

Ventilação

A ventilação é muito importante para a saúde e higiene do local pois, se não estiver adequada, pode resultar no acúmulo de poeira e de odores indesejáveis. Para evitar o problema, listamos soluções caseiras e dicas de obras abaixo:

1. Coloque um ventilador no teto ou no fundo do quarto para regenerar o ar. Ligue-o por pelo menos meia hora todos os dias.

2. Evite objetos que possam causar umidade, como madeira, papel e couro, pois esses objetos, dependendo da temperatura, criam bolores que provocam fungos e mofo.

3. A melhor opção para ventilar qualquer quarto é fazer uma reforma e colocar um exaustor ou criar ao menos duas janelas. Podem ser feitos dois buracos pequenos se o quarto sem janela tiver um cômodo adjacente. Este trabalho requer certos conhecimentos, de modo que você precisará consultar profissionais. A arquiteta Vitória Gomes Gregory, do CasaPRO, já se deparou com um projeto desse gênero. Ela propôs a abertura de um vão no quarto para a varanda do apartamento. O resultado foi um ambiente mais ventilado e iluminado, mesmo sem possuir uma janela.

4. Você pode deixar esse quarto para atividades esporádicas, como passar roupa, ou usá-lo como dispensa, assim não terá que se preocupar tanto com a ventilação local.

5. Nem sempre o fato de ter uma janela vai permitir um ambiente mais agradável. O grande problema, às vezes, está relacionado ao sol da tarde, que acaba esquentando muito a parede e o telhado e, com isso, transferindo o calor para os ambientes internos, especialmente a partir do final da tarde e à noite.

Iluminação

A iluminação precisa ser distribuída adequadamente para o conforto e conveniência. E, em um quarto sem janela, o cuidado deve ser redobrado.

1. Use luz e cores vivas generosamente. As paredes, por exemplo, devem ser pintadas de branco ou com tons quentes, como amarelo, vermelho claro e laranja. Escolha tapetes ou pisos claros ou de cores brilhantes. Até mesmo grandes peças de móveis podem fazer a diferença na claridade do cômodo, então escolha modelos de cores quentes e padrões vibrantes para sofás e cadeiras.

2. Escolha alguns móveis escuros (mesinhas de canto, por exemplo) ou cabides de parede escuros para contrastar com as cores claras das superfícies. Use molduras escuras para paredes e tetos. Essas medidas destacam o brilho e as cores claras e dão uma sensação de sombra mais natural.

3.  Prefira luzes fixas no teto e complemente com arandelas de parede, luminárias e lâmpadas de chão – a luz indireta vai iluminar o teto e ajudar a acabar com aquela atmosfera de caverna.

4. Atenção na escolha das lâmpadas: primeiro de tudo, aquelas antigas lâmpadas fluorescentes estão por fora. Lâmpadas leves de branco incandescente vão fazer a iluminação parecer mais natural. Uma opção melhor ainda é usar lâmpadas de espectro total, que custam um pouco mais do que lâmpadas incandescentes comuns, mas que imitam a luz natural do sol.

5. Se você tiver colunas desnecessárias, pilares ou paredes no quarto considere tirar tudo (consulte um engenheiro se não tiver certeza sobre o suporte de peso). Quanto mais você abrir o plano do chão, mais claro o espaço vai parecer.

6. Arrume algumas plantas. As plantas podem deixar o cômodo mais saudável removendo as toxinas e adicionando o oxigênio. Elas podem também deixar o quarto com o clima mais claro.

7. Segundo a arquiteta Grasiela Firmino, do CasaPRO, a melhor opção para iluminação do local são as luzes de LED, uma vez que esse tipo de lâmpada proporciona a mesma sensação solar ao ambiente. A instalação pode ser feita na parede e no teto, com alturas de até 9 m.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s