Quarto para bebê reborn (ou não): como criar e inspirações de projetos
Seja para um bebê reborn ou um que vai crescer, as dicas são as mesmas. Veja como decidir decoração e móveis para um quarto de bebê confortável e bonito.

Parabéns! É um bebê… reborn!
Nós não estamos aqui para julgar, apenas para ajudar a criar um quarto infantil ideal para seu bebê, seja ele um dos modelos tradicionais, daqueles que crescem, ou os reborn.
Quais são os itens essenciais?

Não é necessário incluir muitos móveis, principalmente em espaços reduzidos. Berço, poltrona e trocador são as peças indispensáveis. Para organizar, um armário de roupas e prateleiras para itens de higiene e brinquedos bastam.
Caso haja espaço disponível, é possível incluir uma cama de solteiro, para momentos em que o bebê precise de mais assistência durante a noite, ou que os pais queiram tirar um cochilo mais próximo da criança.
Lembre-se que a escolha dos móveis do quarto do bebê deve sempre ser pautada pelo conforto e segurança da criança e praticidade para os pais. Dessa forma, materiais resistentes e laváveis, e peças de boa qualidade devem ser priorizados.
Decoração

Se não sabe por onde começar, a escolha de um tema é um bom primeiro passo: animais, jardim, circo, espaço sideral. A partir do tema, escolha uma paleta de cores lúdica, sem amplas superfícies muito vibrantes, para não cansar o bebê. Papéis de parede e grafismos estão em alta na decoração de quartos infantis.
Estilo montessoriano

Outra tendência é o quarto montessoriano. Essa linha de decoração prioriza a autonomia da criança, para um desenvolvimento mais independente, lúdico e saudável.

Nela, os móveis têm alturas adaptadas e cantos arredondados para que os pequenos possam executar atividades de rotina como pegar brinquedos, subir na cama, escolher roupas. A cama em formato casinha é uma das mais populares em quartos que seguem essa filosofia.

Quartos para bebês não reborn

Se o quarto infantil é projetado para um ocupante que vai crescer (mais rápido do que os pais imaginam), é importante considerar essa evolução. As paletas mais neutras ajudam na hora de adaptar o ambiente aos futuros gostos da criança e do adolescente. Estantes e prateleiras podem ser reaproveitadas para abrigar livros e outros hobbies ao invés dos brinquedos de bebê.
Verifique o espaço disponível para, se possível, incluir além da cama de solteiro, uma mesa de estudos.
Veja inspirações de quartos de bebê reborn, ou não, abaixo:
Quarto de bebê estreito

Este é quarto compacto mas não menos funcional. Por ser um espaço estreito, é importante priorizar a circulação. O trocador suspenso ajuda a criar a sensação de desobstrução visual.
Quarto para bebê branco

Com uma paleta de brancos, madeira e off white, esse de quarto de bebê funciona tanto para meninos quanto para meninas. O espaço também poderá ser facilmente adaptável no futuro.
Quarto de bebê com tema floral

Um berço em modelo vintage e um papel de parede botânico criam um quarto charmoso para um bebê .
Quarto de bebê com luminária de nuvem

A cabeceira estofada e detalhes em rosa criam um ambiente cheio de fofura para o bebê.

Um painel de madeira que emula o desenho da casinha e uma luminária em formato de nuvem dão um toque lúdico.
Quarto de bebê delicado

Uma árvore desenhada em aquarela na parede e tons pastel dão uma delicadeza ímpar para este quarto.
Quarto montessoriano com quadro de desenho

Neste projeto, o destaque, além da cama de casinha, é o clip chart para a criança soltar a imaginação.
Quarto montessoriano em tons terrosos

Com uma paleta mais discreta, esse quarto é ideal para brincar graças à altura dos móveis. O ponto de cor fica por conta da girafa origami vermelha.
Quarto infantil com marcenaria personalizada

A marcenaria planejada exerce todas as funções neste quartinho: cama, armários, cantinho de estudos e, de quebra, um escorregador.