Prédio feito para durar dez mil anos é sustentado por estátuas humanas
O projeto ousado de uma estudante de arquitetura do Royal College of Art prevê adaptações a cenários futuros e chama a atenção por exibir estátuas humanas na estrutura
Estátuas humanas sustentam o edifício, neste projeto desenvolvido pela estudante de arquitetura Alice Theodorou para o Mount Pleasant Mail Centre, em Londres, no Reino Unido. Projetado para durar cem séculos, o arranha-céu também se antecipa e prevê adaptações a diversos cenários futuros, como crescimento da população londrina, uso de energias renováveis, aumento do nível dos rios e, até, o colapso da União Europeia. Intitulado The Future Will Just Have to Wait (em tradução livre, O futuro terá que esperar), o projeto é uma reflexão do futuro da cidade e demonstra a necessidade de uma agenda sustentável para os próximos anos. “Para assegurar a sua própria longevidade, o edifício utiliza uma série de colunas que imitam homens e mulheres como o seu apoio estrutural, exibindo a evolução da forma humana como um lembrete constante de nossa própria temporalidade”, explica Alice.
O ponto inicial para a concepção do projeto foi a controverso plano para reconstrução do Mount Pleasant Mail Centre, já que o prefeito da cidade, Boris Johnson aprovou a construção de um edifício luxuoso. Por isso, Alice resolveu trazer um prédio ousado e adaptável, feito para durar dez mil anos. O projeto foi apresentado na feira “Show RCA 2015”, um evento feito pela Royal College Of Art, onde os alunos foram convidados a desenvolver um cenário futuro alternativo para diversos locais em Londres.