Piso de madeira: qual a diferença entre chevron e espinha de peixe?
Os pisos em zigue-zague, feitos principalmente em madeira, são muito usados para aquecer a casa. Confira nossa galeria de ambientes para entender suas diferenças
access_time
20 Dec 2016, 23h11 - Publicado em 12 Jul 2016, 14h30
Você conhece os pisos em zigue-zague? Populares por serem uma alternativa charmosa aos tacos de madeira instalados paralelos, eles existem em três disposições. Assim, surge a dúvida: qual a diferença entre elas?
As instalações desses pisos se dividem entre espinha de peixe, escama de peixe e chevron. Consultamos as arquitetas Andrea Lucchesi, Carolina Razuk e Merê Esteves, da Mestisso Arquitetura & Interiores, para desvendar as particularidades de cada um.
Os dois primeiros são muito parecidos. A espinha e a escama de peixe são formadas por placas de madeira intercaladas, encaixadas para desenhar o padrão. A grande diferença entre ambos é o alinhamento. Enquanto a espinha de peixe segue a direção das paredes, a escama é colocada em outro ângulo, diagonal ao ambiente.
O chevron também é definido a partir da criação um zigue-zague no piso. O que o torna único é seu recorte. Os tacos não são encaixados, como nos outros dois exemplos, e sim recortados para se encontrarem e formarem continuidade à mesma linha.
Não entendeu? Confira nossa galeria de ambientes para acabar com a dúvida de uma vez por todas!
-
1.
zoom_out_map
1/8 (Christian Maldonato)
-
2.
zoom_out_map
2/8 (Patrícia Anastassiadis)
O living assinado por Patrícia Anastassiadis, com piso chevron, é completo por um tapete redondo que emoldura o sofá e poltronas, também curvos.
-
3.
zoom_out_map
3/8 (Patrícia Anastassiadis)
Em outro living de Patrícia Anastassiadis, o piso chevron tem sua elegância enfatizada pela parede texturizada e uma sofisticada composição de mesa, poltrona, sofá e luminária.
-
4.
zoom_out_map
4/8
-
5.
zoom_out_map
5/8 (Patrícia Anastassiadis)
Elementos geométricos dão certo em quartos infantis. Nesse projeto da arquiteta Patrícia Anastassiadis, o piso espinha de peixe foi combinado a uma cama emoldurada pelo formato de uma casa, o tapete listrado e parede de bolinhas.
-
6.
zoom_out_map
6/8 (Mestisso Arquitetura & Interiores)
O ambiente da Mestisso Arquitetura & Interiores aposta na combinação da parede de tijolinhos, com pé direito alto, e o piso espinha de peixe. Os tons terrosos dos materiais se misturam criando uma atmosfera de conforto no espaço.
-
7.
zoom_out_map
7/8 (Patrícia Anastassiadis)
O quarto de casal mistura materiais diferentes, em tons neutros. A iluminação bem planejada e o piso espinha de peixe acalentam o espaço. Projeto de Patrícia Anastassiadis.
-
8.
zoom_out_map
8/8 (Patrícia Anastassiadis)
O piso espinha de peixe cai bem mesmo quando o ambiente é mais longo. O closet faz parte do quarto anterior, projetado por Patrícia Anastassiadis.
http://www.aplicadoraeuropa.com.br
Aplicadora Europa e uma empresa referência e especializada no ramo de acabamento em pisos de madeira, atua no mercado de pisos há muitos anos, fornecendo os serviços de Raspagem de taco sem pó, Raspagem de Assoalhos e Tacos, aplicação de verniz em madeiras, entre outros serviços e produtos.
Sempre com foco na mais alta qualidade, a A Aplicadora Europa traz materiais nacionais e importados com tecnologia e inovação, a exemplo da Raspagem de pisos de taco com o propósito final de proporcionar beleza e durabilidade ao piso, consolidando assim, a satisfação e fidelização dos seus clientes. Não é à toa que uma empresa do porte da A Aplicadora Europa, investe em treinamentos diários para sua equipe de profissionais.
https://www.youtube.com/watch?v=VPHdzOnsZAI&t=3s