Casa Created with Sketch.

Paredes com tijolinhos: 15 ideias para usar o revestimento

Pintados ou com visual natural, eles dão um toque rústico à decoração como mostramos nesta seleção de ambientes

Os tijolinhos à vista costumam causar paixões instantâneas quando surgem de surpresa na obra depois de uma parede ser descascada. Ou, ainda, são escolhidos como revestimentos para trazer um toque rústico e aconchegante ao ambiente.

Não importa como eles surgem em cada projeto, mas sim o efeito interessante que trazem ao décor. Por isso, preparamos uma seleção com 15 ambientes que mostram propostas diferentes de uso dos tijolinhos. Inspire-se!

 

Pano de fundo para a biblioteca

 (Maíra Acayaba/Casa.com.br)

Assinado pelo escritório Superlimão, este projeto manteve os tijolinhos da estrutura do prédio. No escritórios, eles receberam uma pintura branca e fizeram um belo fundo para a estante de livros do morador.

 

O home office ficou mais aconchegante

 (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Para este home office, a arquiteta Júlia Guadix planejou uma parede de tijolinhos em um tom alaranjado com a intenção de deixar o espaço mais aconchegante. Os gaveteiros azuis fizeram um contraste charmoso.

 

Um clima escandinavo na sala

 (divulgação/Casa.com.br)

A arquiteta Marcella Bacellar trouxe um ar escandinavo a este apartamento ao descascar a parede e pintar os tijolinhos de branco. A composição de quadros e o mobiliário contribuíram para o clima delicado do espaço.

 

Vibe industrial

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Neste apartamento de estilo industrial, os tijolinhos brancos constrastam o teto de cimento queimado e o mobiliário revestido de couro caramelo e trazem ainda mais estilo para a decoração. Projeto das arquitetas do escritório Bianchi & Lima.

 

Tons claros no quarto

 (divulgação/Casa.com.br)

A arquiteta Patricia Martinez escolheu tijolinhos feitos de argila clara para compor as paredes deste quarto. Repare como a cabeceira e os outros elementos do ambiente seguem a mesma paleta de tons naturais. Puro conforto!

 

Aquecendo o ambiente

 (divulgação/Casa.com.br)

Se a ideia é aquecer o ambiente, usar tijolinhos à vista na parede pode ser uma boa. Foi o que fez a arquiteta Bianca da Hora neste projeto. Aqui, revestimento contrasta com texturas e cores na sala de estar quase toda branca.

 

Ao natural

 (divulgação/Casa.com.br)

Do escritório Superlimão, este projeto ficou com os tijolos da parede descascada ao natural. Assim, criam um ponto de atenção na sala de decoração contemporânea e bem iluminada.

 

Painel para a TV

 (Zé Gabriel Lindoso/Casa.com.br)

Aqui, a arquiteta Helô Marques fez um uso criativo dos tijolinhos, usando o material para criar um painel para a TV. A parede ainda ganhou uma moldura branca, formada pela marcenaria, que valorizou ainda mais o material.

 

Composição divertida

 (divulgação/Casa.com.br)

Projetos descolados também pedem tijolinhos à vista, que trazem mais despojamento ao décor. Aqui, a parede revestida de tijolos antigos serve de fundo para uma composição divertida de quadros. Projeto do escritório Korman Arquitetos.

 

Atmosfera suave

 (divulgação/Casa.com.br)

Os arquitetos do Studio Canto usaram os tijolinhos para compor uma paleta delicada neste apartamento. A parede verde num tom clarinho, os acessórios de textura natural e as plantas completam o mood.

 

Aproveitado na varanda

 (divulgação/Casa.com.br)

Com uma coloração mais escura, os tijolinhos fazem parte da estrutura do prédio neste apartamento e entram pela varanda. O revestimento trouxe um toque retrô ao ambiente, que foi complementado com uma poltrona de palhinha. Projeto dos escritórios Rua 141 e Zalc Arquitetura.

 

Contraste interessante

 (divulgação/Casa.com.br)

Já a arquiteta Marina Romeiro usou a parede de tijolinhos brancos para criar contrastes neste projeto. O tapete colorido, a marcenaria cinza e o quadro cheio de formas e tons criam uma composição interessante no espaço.

 

Jogo de texturas

 (divulgação/Casa.com.br)

Tijolinhos, piso de cimento e queimado e madeira no teto e no mobiliário criam uma composição de texturas variadas neste projeto, assinado pelo escritório Superlimão.

 

Cimento + tijolos

 (divulgação/Casa.com.br)

Os tijolos de tom avermelhado foram usados junto com o revestimento de cimento queimado nas paredes deste projeto criado pelo arquiteto Antonio Armando de Araújo. Aqui, as cores entram para trazer alegria ao espaço de base neutra.

 

Fundo para galery wall

 (divulgação/Casa.com.br)

Em um projeto de linhas elegantes, as arquitetas do escritório ACF Arquitetura aproveitaram a parede de tijolinhos para instalar uma composição de quadros que remete à natureza. Para complementar, as portas de madeira natural seguem esse mesmo estilo.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s