Continua após publicidade

Paredes com tijolinhos: 15 ideias para usar o revestimento

Pintados ou com visual natural, eles dão um toque rústico à decoração como mostramos nesta seleção de ambientes

Por Nádia Simonelli
16 set 2020, 16h02

Os tijolinhos à vista costumam causar paixões instantâneas quando surgem de surpresa na obra depois de uma parede ser descascada. Ou, ainda, são escolhidos como revestimentos para trazer um toque rústico e aconchegante ao ambiente.

Não importa como eles surgem em cada projeto, mas sim o efeito interessante que trazem ao décor. Por isso, preparamos uma seleção com 15 ambientes que mostram propostas diferentes de uso dos tijolinhos. Inspire-se!

 

Pano de fundo para a biblioteca

(Maíra Acayaba/Casa.com.br)

Assinado pelo escritório Superlimão, este projeto manteve os tijolinhos da estrutura do prédio. No escritórios, eles receberam uma pintura branca e fizeram um belo fundo para a estante de livros do morador.

 

O home office ficou mais aconchegante

(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Para este home office, a arquiteta Júlia Guadix planejou uma parede de tijolinhos em um tom alaranjado com a intenção de deixar o espaço mais aconchegante. Os gaveteiros azuis fizeram um contraste charmoso.

 

Um clima escandinavo na sala

(divulgação/Casa.com.br)

A arquiteta Marcella Bacellar trouxe um ar escandinavo a este apartamento ao descascar a parede e pintar os tijolinhos de branco. A composição de quadros e o mobiliário contribuíram para o clima delicado do espaço.

 

Vibe industrial

(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Neste apartamento de estilo industrial, os tijolinhos brancos constrastam o teto de cimento queimado e o mobiliário revestido de couro caramelo e trazem ainda mais estilo para a decoração. Projeto das arquitetas do escritório Bianchi & Lima.

Continua após a publicidade

 

Tons claros no quarto

(divulgação/Casa.com.br)

A arquiteta Patricia Martinez escolheu tijolinhos feitos de argila clara para compor as paredes deste quarto. Repare como a cabeceira e os outros elementos do ambiente seguem a mesma paleta de tons naturais. Puro conforto!

 

Aquecendo o ambiente

(divulgação/Casa.com.br)

Se a ideia é aquecer o ambiente, usar tijolinhos à vista na parede pode ser uma boa. Foi o que fez a arquiteta Bianca da Hora neste projeto. Aqui, revestimento contrasta com texturas e cores na sala de estar quase toda branca.

 

Ao natural

(divulgação/Casa.com.br)

Do escritório Superlimão, este projeto ficou com os tijolos da parede descascada ao natural. Assim, criam um ponto de atenção na sala de decoração contemporânea e bem iluminada.

 

Painel para a TV

(Zé Gabriel Lindoso/Casa.com.br)

Aqui, a arquiteta Helô Marques fez um uso criativo dos tijolinhos, usando o material para criar um painel para a TV. A parede ainda ganhou uma moldura branca, formada pela marcenaria, que valorizou ainda mais o material.

 

Composição divertida

(divulgação/Casa.com.br)

Projetos descolados também pedem tijolinhos à vista, que trazem mais despojamento ao décor. Aqui, a parede revestida de tijolos antigos serve de fundo para uma composição divertida de quadros. Projeto do escritório Korman Arquitetos.

Continua após a publicidade

 

Atmosfera suave

(divulgação/Casa.com.br)

Os arquitetos do Studio Canto usaram os tijolinhos para compor uma paleta delicada neste apartamento. A parede verde num tom clarinho, os acessórios de textura natural e as plantas completam o mood.

 

Aproveitado na varanda

(divulgação/Casa.com.br)

Com uma coloração mais escura, os tijolinhos fazem parte da estrutura do prédio neste apartamento e entram pela varanda. O revestimento trouxe um toque retrô ao ambiente, que foi complementado com uma poltrona de palhinha. Projeto dos escritórios Rua 141 e Zalc Arquitetura.

 

Contraste interessante

(divulgação/Casa.com.br)

Já a arquiteta Marina Romeiro usou a parede de tijolinhos brancos para criar contrastes neste projeto. O tapete colorido, a marcenaria cinza e o quadro cheio de formas e tons criam uma composição interessante no espaço.

 

Jogo de texturas

(divulgação/Casa.com.br)

Tijolinhos, piso de cimento e queimado e madeira no teto e no mobiliário criam uma composição de texturas variadas neste projeto, assinado pelo escritório Superlimão.

 

Cimento + tijolos

(divulgação/Casa.com.br)

Os tijolos de tom avermelhado foram usados junto com o revestimento de cimento queimado nas paredes deste projeto criado pelo arquiteto Antonio Armando de Araújo. Aqui, as cores entram para trazer alegria ao espaço de base neutra.

Continua após a publicidade

 

Fundo para galery wall

(divulgação/Casa.com.br)

Em um projeto de linhas elegantes, as arquitetas do escritório ACF Arquitetura aproveitaram a parede de tijolinhos para instalar uma composição de quadros que remete à natureza. Para complementar, as portas de madeira natural seguem esse mesmo estilo.

 

Publicidade