Casa Created with Sketch.

Parede estampada com enfeites: dá certo?

A leitora de MINHA CASA pensa em pendurar quadros e espelhos em cima do papel de parede listrado. Os arquitetos sugerem combinações.

66 Parede estampada x enfeites

 (/)

Quero aplicar papel de parede ou tecido com listras na sala de jantar. Posso pendurar quadros e espelhos nessa superfície decorada? Anne Grahl Müller, Canela, RS

“Pode, mas será preciso buscar equilíbrio”, esclarece o arquiteto Leonardo Junqueira (tel. 11/ 3088-7778), de São Paulo. Ele explica que listras delicadas e suaves aceitam melhor os enfeites, e existe um risco menor de deixarem o ambiente carregado. Já as mais largas e de cores fortes pedem menos detalhes sobrepostos para evitar que sejam criados muitos pontos focais, o que pode dividir a atenção e cansar a vista. “Nesse caso, sugiro apenas um espelho e dois quadrinhos de mesmo tamanho ao lado dele”, diz a arquiteta Brunete Fraccaroli (tel. 11/3885-8309), de São Paulo. A profissional aponta que o desenho geométrico e a simetria garantirão mais harmonia ao conjunto. Leonardo completa sugerindo contrastes: “Se as listras forem escuras, use duas telas claras, que vão se destacar do fundo”.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.