Pan-americano: 10 quartos de crianças e adolescentes esportistas

Natação, futebol, surfe... Inspirações que vêm do esporte para decorar o quarto do filho

Por Redação do Casa.com.br Atualizado em 20 dez 2016, 22h56 - Publicado em 17 jul 2015, 18h37
01-pan-americano-10-quartos-de-criancas-e-adolescentes-esportistas

Quarto do filho ciclista. A proposta da decoradora Dodora Gontijo para o quarto de Matheus, de 12 anos, foi criar uma base neutra com os móveis principais e, na qual, os pais pudessem colocar objetos com referências aos gostos do filho, como o quadro de bike. “O melhor é bolar uma decoração independente da idade, que resista à mudança de interesse, comum nessa fase, e não precise ser trocada a cada ano”, explica ela.

02-pan-americano-10-quartos-de-criancas-e-adolescentes-esportistas

Quarto do filho tenista. Antonio, 12 anos, é jogador de tênis e futebol, e coleciona medalhas e troféus. Esses elementos nortearam o projeto de decoração deste quarto, idealizado pela decoradora Juliana Serra. Ela priorizou madeira certificada nos móveis e algumas peças têm rodízios, o que facilita a mudança na distribuição. O comprimento das pranchas de madeira apoiadas em mãos-francesas serviu de parâmetro para a bancada de estudo, de mesmo acabamento. Tons sóbrios em tecidos e revestimentos evocam sobriedade.

03-pan-americano-10-quartos-de-criancas-e-adolescentes-esportistas

Quarto do filho surfista. Este ambiente integrou a exposição Casa Surf Project, em Laguna Beach (Califórnia), em 2012. Com predominância das cores branco e azul, o quarto é um ambiente no meio do oceano, recheado de pranchas Rip Curl (empresa que assina a decoração do ambiente) e fotos de surf, como a imagem que toma completamente uma das paredes.

04-pan-americano-10-quartos-de-criancas-e-adolescentes-esportistas

Quarto do filho skatista. Direto da Casa Cor Ceará, edição 2010, a Suíte do Filho, assinada pelas arquitetas Bruna Pontes e Marissa Prudente, foi pensada para ser um espaço em que o jovem pudesse curtir a sua paixão por esportes. Cama confortável e com iluminação colorida, local para estudo, espaço para guardar livros e objetos compõem o ambiente. A área de banheiro e closet é integrada com o quarto, criando um clima descontraído. Destaque para a presença da rampa de skate e para os shapes na parede.

05-pan-americano-10-quartos-de-criancas-e-adolescentes-esportistas

Quarto do filho nadador. Em uma das paredes deste quarto, uma imagem de uma raia de natação traz ao ambiente o esporte preferido do morador. Destaque para a estantes e nichos que otimizam e fazem render o espaço. Quem assina o projeto são as arquitetas Daniella e Pricilla de Barros, de São Paulo.

Continua após a publicidade

06-pan-americano-10-quartos-de-criancas-e-adolescentes-esportistas

Quarto da filha jogadora de futebol. Na Casa Cor Paraná 2012, os arquitetos Lisiê Tavares e Jeslayne Valente criaram o Quarto Kids que apresenta como o futebol pode ser inserido na decoração do quarto de uma menina. Pensando no público infantil, as prateleiras ficam ao alcance das mãos e os armários são adequados à altura de um morador de cinco anos, assim, na parte superior, foi criado um “play lounge”.

07-pan-americano-10-quartos-de-criancas-e-adolescentes-esportistas

Quarto do filho mergulhador. As arquitetas Éllen Cavalcante e Paula Ferraz, em Casa Cor Sorocaba 2009, buscaram trazer a atmosfera do mundo submerso para dentro do espaço. Adesivos temáticos foram aplicados no painel de mdf, no armário e até no boxe do banheiro. Coberto por vidro azul, o piso remete ao ambiente aquático, complementado por um deck de madeira sobre o qual foi posicionada a cama.

08-pan-americano-10-quartos-de-criancas-e-adolescentes-esportistas

Quarto do filho jogador de futebol. A paixão por futebol pautou o quarto criado para este garoto de 10 anos. “Pedi um enxoval que simulasse as demarcações de um campo, além de um tapete e um mural de fotos feitos com grama sintética”, explica a arquiteta paulistana Renata Cáfaro. Cama e área de estudos ficam uma de frente para a outra, a fim de receberem luz natural. Completa a decoração o tapete de grama sintética, da Naturali.

09-pan-americano-10-quartos-de-criancas-e-adolescentes-esportistas

Quarto do filho skatista. Criado pelo escritório Angela Martins, das arquitetas Angela Martins e Paula Leonardo, e com apoio da marca de skate Urgh, este quarto é para um menino de 11 a 13 anos. O ambiente tem uma minirrampa e um painel de grafite de 9,45 m², dois elementos fortes que vêm da rua, lugar onde nasceu o esporte. A parede grafitada é assinada pelo designer e grafiteiro Luís Antônio “Luisito” Borges.

10-pan-americano-10-quartos-de-criancas-e-adolescentes-esportistas

Quarto do filho triatleta. Ao receber o desafio de decorar um quarto com referências a um esporte, a arquiteta Rebeca Calheiros Plech não teve dúvidas e recorreu a uma inspiração bem familiar: o triatlon, modalidade esportiva pelo irmão. Referências à natação, à corrida e ao ciclismo marcam toda a decoração do espaço.

 

Continua após a publicidade

Publicidade