Casa Created with Sketch.

O segredo para deixar o seu apartamento pequeno mais funcional

Investir em móveis com rodízios é um truque para facilitar a mobilidade e funcionalidade em um espaço limitado

Morar em um apartamento pequeno significa que você precisa pensar milimetricamente em cada um dos móveis que você vai usar na decoração. Isso porque o ambiente precisa ser funcional, além de ter a sua cara e refletir a sua personalidade. E uma forma de adicionar alguns pontos no quesito funcionalidade é pensando em móveis que tenham rodinhas na base.

Já existem no mercado versões com os chamados rodízios embutidos, mas você também pode adaptar os móveis que já tem, caso seja necessário. Tudo isso, claro, com a ideia de tornar o seu ambiente pequeno em um mais prático e adaptável para o dia a dia.

O truque dos rodízios

O primeiro passo é sempre buscar por rodinhas que venham com travas – você não quer que a sua mesa de jantar saia andando no meio da refeição, certo? Esse ponto é essencial para que os móveis se mantenham no lugar que você quer, mas tenham mobilidade o suficiente para serem levados de um lado para o outro sem grandes esforços.

Além disso, é importante levar em consideração o peso do móvel e o quanto aquele rodízio em questão aguenta. É comum que nas especificações constem o peso que cada rodinha suporta individualmente, por isso é importante saber o número necessário e a disposição para que uma mesa não fique desestabilizada e com o perigo de desabar por conta dessa relação.

Você também pode colocar rodízios em tudo – de mesas de cabeceira a sapateiros. A questão é saber quais móveis vão funcionar melhor com essa ideia. Uma mesa de cozinha que se encaixa embaixo do armário pode ter rodinhas porque torna o processo de tirá-la e colocá-la no lugar mais fácil.

O mesmo vale para uma estante, por exemplo, que pode servir como uma divisora de ambientes em um apartamento pequeno – e movê-la é uma forma de deixar a sala mais espaçosa ou criar um pouco mais de privacidade para o seu ‘quarto’ (ou a área onde fica a cama).

Pensar na planta ideal e na disposição dos móveis ajuda nesse processo, porque assim você sabe quais as suas necessidades e como adaptar cada peça do apartamento para caber em um espaço pequeno, de forma a ser funcional e prático. As rodinhas, entram aí como um facilitador nesse processo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s