Casa Created with Sketch.

O jeito certo de remover papel de parede

A leitora quer saber se pode remover o papel de parede sozinha ou se deve chamar mão de obra especializada.

84 O jeito certo de remover papel de parede

 (/)

Depois de aplicado, esse revestimento pode ser retirado com facilidade? Eu posso fazer o serviço ou devo chamar mão de obra profissional? Diane Francielle G. de Macedo, Londrina, PR

“Você mesma pode remover o acabamento, mas dá trabalho”, avisa Anna Christina Dias, da loja Celina Dias Tecidos e Papéis de Parede (tel. 11/3062-0466), de São Paulo. Se a parede for de alvenaria com reboco, borrife-a inteiramente com água ou use um vaporizador elétrico: “Ao ser umedecido, o papel amolece gradativamente, ficando cada vez mais fácil de ser retirado”, explica a arquiteta e designer de interiores Nathalia Montans (tel. 43/3025-3026), de Londrina, PR.Aproveite as bolhas que aparecerem e inicie a remoção puxando com os dedos. A partir daí, tudo depende da composição do papel. “Há situações em que ele se despedaça ou simplesmente não desgruda”, fala Nathalia. Quando for assim, utilize um raspador de paredes com lâmina flexível, acessório encontrado em casas de tintas.

Nunca use espátulas ou facas, que podem danificar a parede”, alerta Márcia Maria R. de Andrade Barizon, da loja Vivain (tel. 43/3029-7010), de Londrina, PR. “Se sobrar um pouco de cola, esfregue suavemente uma esponja umedecida”, completa. Mas nada disso adianta se a parede for de gesso. Como ele não tolera a umidade, é mais seguro contar com mão de obra especializada. Para saber se sua parede é feita desse material (drywall), basta bater nela: o som será oco. E para descobrir se apenas o reboco é de gesso, raspe um pedacinho com canivete: o gesso produzirá um pó branco e fino, enquanto o reboco normal fará surgir um resíduo cinza e mais grosso.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s