Casa Created with Sketch.

Jardim pequeno: 10 dicas para quem tem pouco espaço

Aproveite cada centímetro para cultivar o verde. Apresentamos 10 dicas de como cultivar um jardim em uma área pequena

Você tem pouco espaço em casa, mas quer ter uma área verde para contemplar ou interagir? Abaixo, apresentamos 10 dicas que irão ajudá-lo nessa missão. As sugestões foram dadas pelo paisagista Alex Hanazaki no Curso de Decoração Casa Claudia 2010, que você pode conferir na íntegra neste link.

13

 (/)

Dica 1. Descubra e defina qual será natureza do seu espaço. Você quer criar um jardim contemplativo (que servirá como um cenário) ou interativo (para o morador/visitante se sentir parte)? Saber o que você deseja é o primeiro passo para definir como criar o jardim.

Dica 2. Os jardins contemplativos são muito comuns em frente da casa e aos corredores laterais. Essas áreas exigem projetos nos quais a distribuição das plantas no espaço seja perfeita.

Dica 3. Para jardins interativos, cercados pela arquitetura da casa ou pelos imóveis vizinhos, plantas de meia-sombra e sombra são as mais indicadas. Mas atenção: na hora começar a criar esse espaço, a sugestão é distribuir, num primeiro momento, os elementos decorativos (como os bancos) e, só então, decidir o tamanho dos canteiros, as espécies de cada espaço etc.

Dica 4. Em terraços abertos, onde bate muito vento, são indicadas espécies com folhas duras, como bálsamo, cica, viburno, gardênia, azaléia e buxinho. Essa característica fará com que a planta se mantenha viva e inteira por mais tempo, não sendo destruída pelas rajadas.

Dica 5. Se você tem uma área fechada, como uma varanda, seu problema não será o vento e sim o calor que os vidros geram, podendo desidratar as plantas. É preciso ficar atento à rega dessas espécies e a sugestão é manter as janelas abertas, permitindo a ventilação do cômodo. Nessa situação, as frutíferas são espécies indicadas, como a mexeriqueira, o limoeiro, a jabuticabeira etc.

Dica 6. Se você tem uma área que bate sol, entre as espécies indicadas estão as aromáticas. Invista nelas.

Dica 7. Hortinhas são bem-vindas para espaços pequenos e podem até ser úteis para você cultivar temperos que irá utilizar na hora de cozinhar. Para fazer uma, privilegie húmus de minhoca (para enriquecer de nutrientes a terra). Uma ideia é criar uma composição com cachepôs de madeira ou metal e, em cada peça, cultivar uma espécie diferente.

Dica 8. Para assegurar um visual belo e harmônico, é importante investir em vasos feitos do mesmo material. No entanto, eles não precisam ser necessariamente da mesma cor e tamanho. E, claro, combine os vasos com o mobiliário.

Dica 9. Os jardins verticais são muito usados (e indicados) para os pequenos espaços e para áreas cercadas por grandes muros. Mas é preciso ficar atento às espécies eleitas para compor esse cenário. Brinco-de-princesa, samambaia e peperômias estão entre as mais sugeridas.

Dica 10. Topiaria, técnica de poda para deixar a planta menos volumosa, é um bom recurso para economizar espaço no jardim e criar belos cenários.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s