Jardim de 390 m² leva mais verde para a família
Repleto de cores, aromas e sabores, este jardim de 390 m², com piscina e um longo deque-passarela, foi planejado para o deleite de um casal com três filhos pequenos.
Por Reportagem Visual Zizi Carderari e Pedro Oristânio (assistente) Texto Letícia de Almeida Alves Fotos Marco Antonio Ilustração Carlos Campoy
access_time
19 Jan 2017, 15h41 - Publicado em 16 Nov 2010, 10h05
Antes restrito a 60 m², formado apenas por um canteirinho verde ao redor da piscina, o jardim ganhou um projeto de ampliação que contou com o terreno vizinho e o talento da paisagista Maria Cecília Capobianco. Resultado: mais 330 m², com árvores e flores exóticas. E a feliz proprietária, Isabel Kosmann, ao lado do marido e dos três filhos, curte cada minuto ao ar livre. Ao fechar os olhos e respirar bem fundo, é possível sentir o cheiro do jasmim, da lavanda e do manjericão. E experimentar o gosto azedinho da acerola e da pitanga e o doce da romã e da jabuticaba. Ao redor, admirar os laranjas e vermelhos-vivos do enorme arranjo natural composto de dezenas de strelítzias e helicônias. E olhando para o céu ver o ipê de 8 anos, que foi transplantado e ainda assim vingou e floresceu, enchendo a paisagista de orgulho.
-
1.
zoom_out_map
1/8
Em primeiro plano, o deque (réguas de cumaru de 7 cm de largura e 0,5 cm de espaçamento) recebeu acabamento de corte no local. Ele contorna cicas (1) e bulbines de flor laranja (2). Próxima à casa, uma frondosa jabuticabeira faz parte das diversas frutíferas que compõem a paisagem. Sobre o telhado, um jasmim-dos-açores (3) exala seu perfume doce e faz uma sombrinha boa para a hortinha de temperos, cultivada em vasos de cerâmica.
-
2.
zoom_out_map
2/8
Natasha e Rebecca, 11 e 9 anos, correm descalças sobre a grama esmeralda ao brincarem com as cadelas Asali e Stella.
-
3.
zoom_out_map
3/8
A jabuticabeira é emoldurada no contorno do deque.
-
4.
zoom_out_map
4/8
Espécies de plantaMinigardênia (Gardenia jasminoides Ellis.) 2. Acerola (Malpighia emarginata) 3. Ipê-rosa (Tabebuia mpetiginosa) 4. Helicônia sassi (Psittacorum sassi) 5. Jasmim-bogari (Jasminum sambac Soland.) 6. Estrelítzia (Strelitzia reginae Banks.) 7. Cica (Cycas revoluta Thumb.) 8. Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) 9. Jasmim-dos-açores (Jasminum azoricum L.) 10. Laranja (Citrus x sinensis) 11. Lavanda (Lavandula angustifolia) 12. Pitanga (Eugenia uniflora L.)
-
5.
zoom_out_map
5/8
O majestoso ipê foi transplantado cuidadosamente e já presenteou a moradora com uma intensa florada que coloriu o chão de cor-de-rosa. Retiramos a raiz inteira porque, se ela rompesse, a árvore morreria, explica Maria Cecília sobre o procedimento, que requer técnicas apuradas e deve sempre ser executado por profissionais capacitados.
-
6.
zoom_out_map
6/8
Nos vasos de cerâmica, uma hortinha completa de temperos: cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã e alecrim são colhidos na hora para as receitas da casa. Circundando os vasos, pezinhos de morango dão frutinhas e acabamento ao canteiro. Plantado no solo, um pé de louro esbanja as folhas escuras, que dão sabor a marinadas.
-
7.
zoom_out_map
7/8
Um gazebo erguido com toras de madeira roliça, elevado a 40 cm do solo, acolhe uma confortável chaise-longue de fibra sintética. Ali é o local onde Isabel relaxa e encontra o ambiente perfeito para meditar e contemplar seu jardim. A atmosfera de tranquilidade é intensificada pela fonte, que oferece um barulhinho bom de água, e pelo perfume adocicado do jasmim-bogari (1).
-
8.
zoom_out_map
8/8
Um tanque com 40 cm de altura e capacidade para 392 litros fica logo abaixo da parede de pedras irregulares. Dentro dele, uma bomba eleva a água através de um cano escondido 1,10 m acima da superfície. Ela escorre devagarzinho por entre as pedras até chegar ao tanque, repleto de espécies aquáticas, como ninfeias e aguapés, até ser sucessivamente bombeada o que elimina o risco de água parada. As plantas que formam o jardim vertical, como orquídeas, begônias e avencas, foram fixadas em painéis de fibra de coco.