Continua após publicidade

Home office pequeno: veja projetos no quarto, sala e closet

Com boas ideias, arquiteta Júlia Guadix mostra como é possível ter um cantinho para o trabalho remoto, mesmo com pouco espaço disponível

Por Redação
Atualizado em 25 abr 2023, 18h29 - Publicado em 9 abr 2023, 19h00

Hoje, um dos maiores desafios dos projetos é lidar com as metragens reduzidas. Em apartamentos pequenos pode parecer impossível ter um home office, mas com engenhosidade e criatividade, ter um cantinho para trabalho e estudo pode ser uma realidade.

Home office em estilo industrial com mesa branca e parede de tijolinhos.
Projeto do Studio Guadix. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Acostumada ao desafio, a arquiteta Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix, sempre arruma um espacinho para compor o cômodo em seus projetos.

De acordo com Júlia, o espaço destinado ao trabalho é indispensável, entretanto existem aspectos fundamentais para que ofereça conforto e praticidade. “O home office é essencial e passou uma condição improvisada, para um cômodo fixo da casa, tal qual dormitório, banheiro e cozinha”, comenta.

quarto-cama-bancada-home-office-janelas
Projeto do Studio Guadix. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Sempre com boas ideias para quem também aderiu ao trabalho em casa, ela mostra alguns de seus projetos em apartamentos pequenos. Confira:

Home office na cabeceira de cama

Home office pequeno atrás de cabeceira de cama.
Bem planejado e posicionado, o home office desse apartamento realizado pela arquiteta Júlia Guadix não interfere na circulação e fica fora da vista de quem descansa na cama. Com pouco espaço no imóvel, a a área de trabalho foi situada atrás da cabeceira do dormitório. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Em casas ou apartamentos sem um cômodo específico para o home office podem ser redirecionados para uma proposta multifuncional. É o caso do quarto, que por ser um cômodo com mais privacidade, facilita o foco no trabalho ou estudo. Combina com a ideia de receber um cantinho para trabalhar.

Partindo dessa premissa, Júlia projetou um escritório nada convencional, porém pensado estrategicamente para que fosse prático, compacto e sem ser visto nos momentos de descanso. Inserido atrás da cabeceira da cama, o home office não invade os demais cômodos – a divisória vazada, executada em chapa de aço perfurada, bem como porta de correr, tornam o quarto mais privativo na hora de dormir.

Continua após a publicidade

“Não bastava achar apenas o lugar ideal, também precisávamos atender às necessidades do morador. Investimos em uma marcenaria com gaveteiros, armários e prateleiras que são úteis para manter o ambiente de trabalho organizado, ajudando para uma melhor concentração e desempenho”, ressalta.

Cloffice

Home office pequeno em closet.
Os armários também podem se tornar um local para o home office. Os cloffices, como são conhecidos, se configuram como uma boa saída para driblar a falta de espaço nos ambintes. Neste projeto, a arquiteta Júlia Guadix utilizou um dos armários para montar um área de trabalho para sua cliente. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Querendo um segundo escritório, a moradora deste apartamento não encontrava um lugar para encaixá-lo nos ambientes. Diante essa missão, Júlia conseguiu arrumar um espacinho no quarto de sua cliente para que ela pudesse fazer suas atividades. Dentro do armário, ela tem um cloffice para chamar de seu.

Continua após a publicidade

“Nada mais é do que um home office dentro do armário: ‘closet + office’. Ali, incluímos mesa, computador e armário com gavetas de uma forma compacta e funcional”, explica a arquiteto. Mesmo no quarto, o cloffice não interfere no descanso do casal de moradores, uma vez que basta fechar a porta camarão para que ele fique invisível.

Home office e marcenaria planejada

Home office pequeno com marcenaria planejada.
A marcenaria é uma grande aliada para quem pretende montar um home office pequeno. No dormitório de casal desse apartamento, a arquiteta Júlia Guadix usou a madeira de forma estratégica para compor o ambiente de trabalho dos moradores. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

A marcenaria planejada foi fundamental para trazer o home office ao quarto casal. Com pouco espaço no cômodo, ocupa muito bem a parede do lado da cama. A bancada, peça fundamental em qualquer projeto de home office, fica numa altura de 75 cm – o ideal para esses casos.

Para finalizar e adicionar uma decoração bacana para a área de trabalho, Júlia instalou duas prateleiras. A arquiteta ainda pensou em uma iluminação eficiente.

Continua após a publicidade

“Como não temos forro e só há ponto de luz no centro do quarto, aproveitamos a prateleira para embutir uma fita led, que garante uma iluminação perfeita para o trabalho”, lembra. Como está em um ambiente de descanso, ela teve o cuidado para projetar um home office pequeno e clean, sem interferir no relaxamento do casal.

Home office reservado

Home office pequeno com parede de tijolinhos.
Mesmo pequeno, o home office pode ser situado em um lugar reservado e sem se conectar aos outros ambientes. Em seu próprio apartamento, a arquiteta Júlia Guadix usou um pedaço da sala de estar para organizar o seu espaço de trabalho. Através da parede de drywall, a arquiteta conseguiu separar os dos cômodos. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Assim como seus clientes, Júlia também possui um espaço para o home office. Mas ao invés de um cantinho na sala ou no quarto, a arquiteta elaborou uma salinha destinada para o trabalho. Com 1,75 x 3,15m, foi possível encaixá-lo na área social do apartamento de 72m², onde a parede de drywall fez a separação com a sala de estar. A outra parede conta com bricks cerâmicos.

Home office pequeno com parede de tijolinhos.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Mesmo compacto, a arquiteta não abriu mão do conforto e praticidade no seu local de trabalho, onde além da bancada instalada na altura correta, a profissional incluiu uma poltrona para descansar, caixas para organizar amostras e outros itens, plantinhas e um lugar para papéis.

“Projetei este home office do jeitinho que eu queria. Ficou um ambiente agradável, com luz natural, móveis confortáveis e tudo ao meu alcance”, comenta.

Home office simples e eficiente

Home office pequeno com bancada de madeira e funkos.
Nem todo o home office precisa de um super projeto, basta eleger os elementos certos e espaço ideal. Com uma bancada, cadeiras e um gaveteiro, o local idealizado pela arquiteta Júlia Guadix ficou apropriado para o trabalho remoto. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Simples e compacto, o home office desse apartamento conseguiu suprir todas as necessidades do casal de moradores. Em um espacinho da área social, a profissional instalou uma bancada em MDF madeirado que acompanha toda a extensão da parede da janela. Um pouco acima, a prateleira mais estreita acolheu os bonecos Funko Pop que compõem a decoração.

Continua após a publicidade

Para auxiliar na organização, um gaveteiro armazena os itens de escritório. Outro detalhe importante é a persiana romana que controla a entrada de luz, permitindo um maior conforto visual durante o trabalho.

“O home office foi dividido igualmente em dois para que o casal pudesse trabalhar lado a lado. A bancada de madeira apoia não só os notebooks, como também os Funko Pops colecionáveis dos moradores que serviram como itens decorativos”, finaliza a arquiteta.

Produtos para home office

Publicidade