Casa Created with Sketch.

Guia: como planejar a iluminação de cada ambiente

O conforto visual e o aconchego, assim como a impressão de amplitude, são diretamente influenciados pelo projeto de iluminação

Você pode não pensar muito nisso, mas uma boa iluminação faz toda a diferença em um espaço – especialmente em casa. A luminosidade tem o poder de ampliar um ambiente e, ainda, deixá-lo mais confortável. Por isso, o ideal é planejar com cuidado e escolher os modelos de luminárias e lâmpadas ideais para cada quarto. “A iluminação transforma qualquer ambiente, pois é ela que nos dá a primeira impressão do espaço e produz o conforto visual. O mesmo ambiente, ao receber luzes distintas, de forma direta ou indireta pode assumir diferentes caracteres”, explica a arquiteta Cyntia Sabat, especialista em arquitetura de interiores.

Confira as dicas da especialista:

sala-projeto-iluminacao

Hall

O primeiro ambiente que o visitante (e morador!) vê é o hall de entrada. Por isso, a decoração deve ser convidativa, assim como a iluminação. O indicado, aqui, é usar pontos de luz espalhados pelo espaço.

Sala de estar

Passamos a maior parte do tempo na sala, então “a iluminação deve ser aconchegante para a visão e, ao mesmo tempo, agir como um fator proporcionador de intimidade, para conversas ou para leituras e afins”, diz a Cyntia.

cozinha-projeto-iluminacao

Cozinha

Se tem um ambiente que precisa de atenção redobrada no planejamento de iluminação é a cozinha – já pensou ter que cortar uma cebola às escuras? A dica é usar luzes claras.

Banheiro

“No banheiro, a luz deve ser singela e fria, mas precisa facilitar ações do espaço, como passar maquiagem, fazer a barba, etc”, conta a arquiteta. Preste atenção especial às sombras do espaço e se certifique de que todos os cantos fiquem iluminados.

Quarto

No quarto, priorize o conforto. “O ideal é que existam lâmpadas que iluminem todo o espaço e outras indiretas, que ajudem em momentos de leitura, por exemplo”, indica.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s