Casa Created with Sketch.

Granito limpinho, livre até de manchas mais persistentes

Especialistas explicam para a leitora de MINHA CASA como fazer para tirar manchas de gordura do granito.

58 Granito limpinho, livre até de manchas mais persistentes

 (/)

A moldura da minha churrasqueira é de granito cinza-claro e manchou com respingos de gordura. Tentei limpar, mas não consegui. Há algum produto específico? Existe outro material mais adequado para usar no lugar deste? Kátia F. de Lima, Caxias do Sul, RS

O mercado disponibiliza produtos específicos para tirar nódoas de pedras de forma eficiente e sem estragá-las. “São pastas, geralmente à base de ácido cítrico, que penetram no granito, quebram as moléculas de gordura e as absorvem, trazendo-as para a superfície”, explica Paulo Sérgio de Almeida, proprietário da Limper (tel. 11/4113-1395), de São Paulo, especializada em limpeza de pedras. A Pisoclean fabrica o Tiraóleo (a lata de 300 g sai por R$ 35 na Policenter Casa ), e a Bellinzoni oferece o Papa Manchas (R$ 42 a embalagem de 250 ml na Policenter Casa ). Basta passar uma camada de um dos produtos, esperar 24 horas e remover o pó que se formará. Esse processo deve ser repetido até que a nódoa desapareça. “O número de aplicações dependerá da profundidade que a mancha atingiu”, indica Paulo. Apesar de eficaz na quebra da gordura, o ácido não agride a pedra. Já o polimento ou o lixamento nem sempre resolvem o dano, pois são superficiais e correm o risco de não alcançar toda a extensão da gordura. Saiba que os granitos são mesmo as pedras ideais para o entorno de churrasqueiras, sendo que os de cores escuras aguentam melhor. “Eles contêm rochas vulcânicas, mais fechadas e menos porosas que as calcárias, presentes em maior quantidade nos granitos claros”, diz Paulo. “A pedra deve receber óleo repelente uma vez por ano, o que a deixará menos vulnerável”, sugere Eduardo Brandau Quitete, geólogo do Laboratório de Materiais de Construção Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Além dessa proteção, deve-se limpar o local com detergente neutro sempre que a gordura respingar, evitando sua absorção. “Quanto mais rápido você limpar, menor a chance de manchar”, ensina.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s