Casa Created with Sketch.

5 erros que você comete na hora de pintar móveis

Quer reformar aquela cadeira sozinha? Dê uma olhada nesses pontos importantes antes de colocar a mão na massa

É comum você querer mudar a decoração de casa e perceber que aquela mesinha do lado do sofá não combina com o novo ambiente do jeito que está. Porém, ao invés de investir em um modelo novo, você decide simplesmente mudar a cor do item e coloca a mão na massa para fazer essa reforma sozinha. Por mais que pintar móveis seja fácil, existem alguns erros comuns que cometemos na hora de executar essa tarefa:

1.Não preparar o ambiente

Quem nunca pegou o pincel para já começar o trabalho sem nem preparar o ambiente ou o próprio móvel para a pintura? Coloque jornal no chão, tenha em mãos panos e algum material de limpeza e cheque se você tem espaço o suficiente para pintar sem causar um estrago em outros móveis da casa – se for possível fazer isso do lado de fora, melhor ainda. Pode ser entediante, mas isso garante que o projeto não afete o restante da sua sala e você termine o dia com manchas coloridas pela casa.

2.Esquecer de lixar

Dependendo do móvel, você precisa lembrar de tirar o verniz de cima e lixar a peça antes de começar a pintura. Se a tinta que você vai usar for opaca, não é necessário desenvernizar, a não ser que ele esteja descascando muito ou com ‘pelinhas’ soltas. Basta lixar levemente o móvel antes de começar, para não ter problemas. Porém, se o seu objetivo é envernizar o móvel de novo, então deve passar pelas duas etapas antes de começar o processo de pintura.

3.Não se proteger

Seja esperta na hora de fazer um serviço desse tipo: o verniz e o pó solto quando você lixa um móvel podem ser nocivos e causar irritações na pele. Por isso, lembre-se de colocar luvas específicas para esses trabalhos manuais, óculos de proteção e usar uma máscara.

4.Não tirar o pó depois

Mesmo um pouquinho de pó pode arruinar todo o trabalho que você teve de lixar e pintar um móvel para ficar com cara de novo. Portanto, depois de terminar o serviço, tenha em mão um pano úmido para tirar o pó das superfícies próximas e do ambiente como um todo.

5.Fazer camadas muito grossas

Pintar um móvel significa colocar várias camadas leves de tinta, uma por vez. Se você pesar a mão e colocar uma camada muito grossa, é capaz de a tinta pingar e escorrer pelo móvel – e aí é fim de jogo: você vai precisar começar tudo de novo.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s