Casa Created with Sketch.

Ensaio de fotos mostra a beleza arquitetônica do metrô de Moscou

O fotógrafo canadense David Burdeny revela o encontro entre arquitetura clássica e moderna que acontece nas estações do metrô de Moscou, na Rússia

Estação Taganskaya do metrô de Moscou, construída em 1950.

 (/)

Entitulado “A Bright Future” (‘Um Futuro Brilhante’), o novo ensaio de fotos do arquiteto e fotógrafo canadense David Burdeny foi feito Rússia, mas as imagens mais impressionantes foram tiradas no subsolo e revelam o encontro entre arquitetura clássica e moderna que acontece nas estações do metrô das cidades de Moscou e São Petersburgo.

Principal meio de transporte russo, o metrô é usado por 56% da população e tem seus 325,4 km distribuídos por 12 linhas e 196 estações, com um público estimado em 9 milhões de passageiros por dia, segundo o portal do Moscow Metro. “Sob a direção de Stalin, os arquitetos foram aconselhados a usar os conceitos de ‘svet’ ou luz e ‘budushchee sveltloe’ ou um futuro brilhante em seus projetos. Com paredes de mármore polido, tetos abobadados e candelabros ornamentados, as estações foram comparadas a um ‘sol artificial subterrâneo’, e tinham como intenção lembrar os usuários de que Stalin e seu partido tinham entregado algo substancial para as pessoas em troca de seus sacrifícios”, explica a página da galeria Jennifer Kostuik Gallery, em Vancouver, Canadá, onde as fotos estarão em exposição até o dia 8 de novembro.

David Burdeny foi o primeiro fotógrafo do mundo a ter autorização para capturar as imagens quando as estações estavam vazias, o que demorou um ano para acontecer e exigiu que ele alugasse os espaços após a meia-noite, como conta o site My Modern Met. Confira as imagens na abaixo – elas são de tirar o fôlego!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s