Casa Created with Sketch.

Dupla cria móveis usando um cogumelo como matéria-prima

Um designer e uma pesquisadora se uniram para criar um material sustentável que lembra a camurça

Uma nova linha de luminárias e objetos de decoração está ganhando destaque lá fora por causa da sua matéria-prima inusitada: cogumelo. A coleção foi desenvolvida pelo designer Sebastian Cox em parceria com a pesquisadora Ninela Ivanova usando a espécie mycelium para o desenvolvimento de itens decorativos.

O material desses móveis é criado a partir da parte vegetativa do cogumelo (o micélio, a base da maioria das espécies de fungos, que é composta de hifas), e as pesquisas e experimentações resultaram em um tipo de tecido que lembra a textura da camurça – e, acima de tudo, é sustentável.

móveis de cogumelo

 (Sebastian Cox/Divulgação)

Já existem no mercado outros objetos criados com esse material, como vestidos e até colunas de sustentação, mas Sebastian queria criar itens do dia a dia que as pessoas pudessem incorporar nas suas casas e adotar um estilo de vida mais sustentável. Como resultado, a parceria rendeu a linha Mycelium + Timber, com bancos e luminárias.

O resultado desse trabalho foi exibido no Somerset House, como parte da exibição Design Frontiers, do London Design Festival, em setembro deste ano. Cada item é feito com o tecido de mycelium e madeira de salgueiro retirada da propriedade do próprio designer.

móveis de cogumelo

 (Sebastian Cox/Divulgação)

“Não é só sobre o fungo, é sobre o casamento de dois materiais”, disse Ivanova para o Dezeen. “Não é sustentabilidade para nós, é só o que faz sentido. Esses dois materiais tem um relacionamento natural na floresta, então, vamos ver como podermos explorar isso”.

Os dois pretendem continuar com a parceria e planejam lançar uma coleção completa no futuro próximo. “O mycelium oferece a oportunidade para criar um produto que não só seja contínuo, mas avança a nossa ética de sustentabilidade e testa a nossa habilidade como um estúdio de design para um novo método de manufatura”.

móveis de cogumelo

 (Sebastian Cox/Divulgação)

Fonte: Dezeen

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s