Dois em um: lavabo e banheiro descolados
Um banheiro para os moradores e visitas. Balcão, espelhos e revestimentos – incluindo um mosaico de pastilhas – fazem render os 3,36 m² e garantem o visual moderno
Por Reportagem visual Mario Mantovanni / Texto Juliana Duarte / Fotos Luis Gomes
access_time
19 Jan 2017, 14h02 - Publicado em 5 Apr 2014, 20h28
-
1.
zoom_out_map
1/10
Uma inusitada composição de pastilhas salta aos olhos, colaborando para deixar o ambiente com jeitão de lavabo. “A ideia foi cobrir uma superfície com um desenho que lembrasse papel de parede, mas sem as dificuldades de manutenção que esse revestimento apresentaria se instalado em uma área molhada”, justifica a arquiteta Andrea Murano.
-
2.
zoom_out_map
2/10
A geometria desse mosaico de pecinhas verdes e brancas, segundo Andrea, cria a sensação de movimento. “Parece tudo mais vivo, perfeito para um casal de jovens”, comenta a arquiteta Andrea Murano.
-
3.
zoom_out_map
3/10
Repare na prateleira que cruza a parede: com 1,70 x 0,10 x 0,02 m*, a peça apoia flores e enfeites e ainda ajuda a manter tudo organizado. O modelo é produzido com MDF e leva acabamento de laminado melamínico, fácil, fácil de limpar. Projeto da a arquiteta Andrea Murano.
-
4.
zoom_out_map
4/10
A arquiteta Andrea Muranodecidiu instalar dois espelhos de 70 x 70 cm na mesma superfície. “Assim, fica um para cada morador, bem democrático. Além disso, eles contribuem para a sensação de que o espaço é maior. Duplicar elementos é um truque infalível”, aponta.
-
5.
zoom_out_map
5/10
Outro recurso para driblar a metragem enxuta e caprichar no clima sofisticado foi eleger, tanto para o interior do boxe quanto para o piso externo, porcelanatos de grande formato (60 x 60 cm). O teto mereceu outro tratamento. Para evitar o aparecimento de manchas indesejáveis, foi aplicada tinta antimofo branca em todo o forro. A janela é mais uma aliada nesse sentido, promovendo a ventilação do ambiente.
-
6.
zoom_out_map
6/10
Seguindo o mesmo princípio dos espelhos, cada morador ganhou seu próprio espaço para acomodar itens de higiene na forma de um par de porta-xampus. Um plafon central distribui a luz por todo o cômodo. No interior do boxe, a arquiteta decidiu incluir dois spots embutidos para, assim, reforçar a claridade. Projeto da arquiteta Andrea Murano.
-
7.
zoom_out_map
7/10
Verdadeiro achado, o balcão vermelho não somente abraça a pia e acomoda objetos em seu interior como também oferece um canto para porta-escovas e cesto organizador. Projeto da arquiteta Andrea Murano.
-
8.
zoom_out_map
8/10
Embora disponha de dimensões limitadas, o banheiro conta com diversidade de revestimentos: além das pastilhas e do porcelanato nas cores preto e cinza, há o esmalte epóxi – tinta resistente à umidade – que recobre as demais paredes. Projeto da arquiteta Andrea Murano.
-
9.
zoom_out_map
9/10
O vermelho-cereja do gabinete foi eleito para contrastar com o verde do mosaico na parede – uma forma de dividir as atenções.Para que o visual não pesasse, a arquiteta Andrea Murano pincelou cores neutras: “o cinza e o branco oferecem a leveza necessária, compensando o preto do boxe”.
-
10.
zoom_out_map
10/10
A área de banho (1) mede 0,90 x 1,40 m, o suficiente para o conforto. O boxe de vidro com perfis de metal isola a área, marcando a fronteira entre as funções de banheiro e lavabo. Pia e vaso sanitário (2) foram dispostos com uma distância de 80 cm entre si. A parede oposta permaneceu desocupada, oferecendo um belo corredor de circulação. Projeto da arquiteta Andrea Murano.
Beleza ou funcionalidade? E por que não ambos? Reunir essas duas qualidades no mesmo espaço não é tarefa impossível – requer apenas um bom planejamento. A pedido de MINHA CASA, a arquiteta Andrea Murao, de Taubaté, SP, desenvolveu um projeto versátil, destinado a um jovem casal que vive em apartamento pequeno. “Imaginamos um imóvel com um único banheiro, cenário bastante comum hoje em dia. A partir daí, buscamos soluções para que o cômodo pudesse cumprir com louvor as funções de lavabo e ambiente íntimo”. Muitos elementos, portanto, foram pautados por essa premissa. O móvel vermelho, por exemplo, abriga os objetos dos moradores, ao mesmo tempo em que empresta charme à pia de coluna. E o porcelanato preto faz mais do que revestir a área do boxe: “É uma forma de neutralizá-la visualmente. Olhando de fora, parece que nem existe”, explica a profissional.
Saiba mais: aprenda a fazer o mosaico de pastilhas da parede
Preços pesquisados em março de 2014, sujeitos a alterações.
** obrigatória a apresentação da revista no momento da compra para parcelamento em 10 x, somente nos cartões de crédito aceitos pela rede.
*** Parcelamentoem 10 x somente se todos os produtos forem adquiridos na mesma compra.