Casa Created with Sketch.

Dicas de iluminação para fazer uma live perfeita

Com a alta das transmissões de vídeo, a luz é um dos fatores mais importantes na hora de montar o cenário ideal

Nunca se falou tanto em lives ou videochamadas como agora, durante o isolamento. Seja para motivos profissionais ou para um papo com os amigos e a família, as chamadas de vídeo são uma ferramenta fundamental para que a gente consiga manter o contato com o mundo lá fora. Mas, se a iluminação não for bem planejada, elas podem acabar por não cumprirem sua função de mostrar a imagem de quem está falando. E sua live pode fracassar por causa disso.

 (Divulgação Yamamura/Casa.com.br)

Você pode até pensar: “ah, mas eu estou em casa, não em um estúdio!” Verdade! No entanto, isso não quer dizer que não precisa se preocupar com a luz enquanto está aparecendo na câmera. Existem formas simples de garantir uma boa luz. Junto com a Yamamura, que é uma loja expert em iluminação, separamos algumas dicas para ter a luminosidade perfeita sem sair de casa!

Luzes de apoio

 (reprodução/Pinterest)

O ideal é não contar somente com a luz central da sala, geralmente aquela proveniente do plafon ou lustre. Aposte também nas luzes de apoio, que são um ponto fundamental para que o espaço se torne ainda mais eficiente. É possível complementar a iluminação com peças como arandelas, luminárias de mesa ou piso, pendentes e spots direcionáveis. Evite a iluminação superior e direta acima da cabeça, pois deixará o rosto com muitas sombras. Por isso, opte por luzes frontais ou laterais, que permitem que as feições apareçam de forma mais leve na câmera.

Tipos de luz

O branco quente é o mais indicado para essas ocasiões. Isso ocorre porque o tom mais amarelado valoriza os tons naturais de todos os tipos de pele e também deixa o cenário mais convidativo para quem assiste. Quanto ao efeito, para que a iluminação não ofusque a visão de quem apresenta, a indicação é a luz indireta (em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha para o ambiente, de forma leve), ou a difusa (que ilumina de forma uniforme e difunde a luz de forma mais geral).

Apresentações musicais

Em caso de apresentações musicais ou culturais diversas, as fitas de LED RGB podem ser uma boa opção, com até três cores, a exemplo do vermelho, verde e azul. É possível optar por usar as três cores alternadas ou apenas uma selecionada por meio do controle remoto. Assim, o espaço poderá se tornar uma verdadeira casa de shows.

Cenário perfeito

A preocupação com o cenário de fundo da live também é bem importante. Por meio do uso de fitas de LED ou de spots direcionáveis é possível evidenciar objetos decorativos e texturas, além de criar um clima mais aconchegante, ideal para que o expectador se sinta mais próximo. Para quem quiser caprichar ainda mais, vale investir em luzes dimerizáveis (que aumentam e diminuem de intensidade de luz), tornando o espaço mais versátil. Outra opção bastante interessante, sobretudo para áreas externas, é o cordão de luz, indicado para ser instalado com lâmpadas de filamento.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s