Delimitadas ou integradas
Delimitar bem as áreas ou integrá-las: veja duas soluções para cozinhas e lavanderias que compartilham espaços estreitos.


Divisão com porta de correr
Separar a área destinada aos dois ambientes sem perder a iluminação e a ventilação proporcionadas pela única janela deste espaço. Para conseguir esse efeito, o arquiteto Billy Scatena, de São Paulo, usou como divisória uma porta de correr de vidro temperado leitoso. Ela funciona como barreira visual, mas preserva a iluminação natural. Já os blocos de concreto vazados garantem a ventilação permanente, conta ele. Um recorte no vidro substitui o puxador. A porta é emoldurada num batente de golden teak com cobertura de verniz náutico mesma madeira utilizada no mobiliário. O tampo da pia e a chapa metálica que reveste uma das paredes são de aço inox escovado as outras receberam nata de cimento (similar ao concreto aparente), com camada de verniz fosco, que facilita a limpeza. A iluminação é feita por dois tipos de lâmpada: fluorescentes para garantir economia de energia e PAR 20 para aquecer a cozinha e valorizar os móveis. Se você quer ver mais idéias para sua cozinha, não deixe de ver nossas sugestões.

Unidas pela bancada
Para que lavanderia e cozinha dividissem a mesma área sem confusão de atividades e com harmonia, o arquiteto paulista Gilberto Criscuolo apostou numa marcenaria criativa e num traçado que unificasse os ambientes: A bancada, feita de Corian , nos leva visualmente de um ambiente ao outro, diz. Embora seu preço seja alto, o material oferece uma grande gama de cores, fugindo dos tons de cinza dos granitos tradicionais, e possibilita acabamentos arredondados, pondera. As paredes foram revestidas de vidro serigrafado: além de fácil de limpar, faz as vezes de lousa para recados e lista de compras.