Casa Created with Sketch.

Decoração praiana transforma varanda em refúgio na cidade

Neste apartamento, é verão o ano todo: com soluções criativas no décor, dá para sentir a brisa do mar mesmo se estiver a quilômetros de distância da areia

Um apartamento para chamar de seu era o grande desejo para o ano novo da dona deste imóvel em São Paulo. Chef por profissão e surfista de coração, ela lançou um desafio à arquiteta Ana Yoshida quando recebeu as chaves do primeiro apê: criar um refúgio na varanda que combinasse sua paixão pelas panelas com o amor pelo mar e natureza.

Alegre e solar, o apartamento é o ponto de encontro dos amigos após a praia no fim de semana. Por isso, era preciso ter um espaço aconchegante para acomodar todos. “A inspiração veio dos bares cheios de bossa das cidades praianas e de varandas no estilo surfe”, conta Ana. A mesa triangular ajuda naqueles momentos em que chegam mais visitantes do que o esperado e se tornou uma peça-chave na decoração.

Para fazer jus à ligação da moradora com o surfe, a arquiteta desenhou um banco em formato de prancha, que foi instalado direto na parede. Os revestimentos também foram bem pensados para facilitar a rotina na volta do litoral. De madeira e sem emendas, o piso é de fácil limpeza para que não haja dificuldade em remover possíveis grãos de areia. Já as paredes receberam revestimento de granilite, material resistente que foi muito utilizado nos anos 1940 e retornou com força ao décor contemporâneo.

O banco em forma de prancha trouxe ainda mais personalidade ao ambiente

O banco em forma de prancha trouxe ainda mais personalidade ao ambiente (Iara Venanzi/Abril Branded Content)

Sempre à mão

Bem equipada, a varanda permite que a moradora curta a vista enquanto prepara refeições rápidas no cooktop Consul – e sem perder o papo com os amigos. “Para acomodar os equipamentos, projetamos uma bancada com tampo de madeira e pés de serralheria branca. Desenho simples e funcional, como é o estilo da moradora”, completa a arquiteta.

Com traços leves e estrutura aberta, a bancada acomoda bem qualquer item

Com traços leves e estrutura aberta, a bancada acomoda bem qualquer item (Iara Venanzi/Abril Branded Content)

A bancada também abriga a nova cervejeira Consul Smartbeer, que é conectada a seu próprio aplicativo e controla o estoque e a temperatura das bebidas pelo smartphone. Assim, é possível programar a reposição das bebidas com antecedência. E, se não tiver tempo, a tecnologia dá mais uma força, com a compra de cerveja por meio do próprio app. Só precisa lembrar de beber com moderação!

A arquiteta Ana Yoshida

A arquiteta Ana Yoshida (Iara Venanzi/Abril Branded Content)

Os produtos Consul deste ambiente podem ser encontrados no site bit.ly/consulcasa.

Agradecimentos: Cestarias Regio, Muma, Tok&Stok e Westwing

Fotos: Iara Venanzi
Texto: Lorena Tabosa
Produção: Juliana Corvacho

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s