Continua após publicidade

Cozinhas contemporâneas: verde e azul são tendência no cômodo

As cozinhas verdes e azuis despontaram como tendência nos projetos. Confira como usar as cores no cômodo, seu significado e inspirações:

Por Redação
14 out 2023, 19h00
Cozinhas contemporâneas: verde e azul são tendência no cômodo. Projeto de BMA Studio. Na foto, cozinha com armários azuis.
Projeto de BMA Studio. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)
Continua após publicidade

Com a popularização das cozinhas integradas, o cômodo ganhou protagonismo como um local de socialização e convívio. Sendo assim paletas de cores mais alegres e decorações mais arrojadas também começaram a aparecer nos projetos.

Em especial as tonalidades verde e azul, muito apreciadas e usadas pelo arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, despontaram como tendência.

Cozinhas contemporâneas: verde e azul são tendência no cômodo. Projeto de BMA Studio. Na foto, cozinha com parede de azulejo azul.
Na década de 1970, o colorido era intenso e presente tanto na marcenaria, revestimentos e eletrodomésticos. Hoje, sua presença é realizada sob medida e zelando pelo equilíbrio, conforme essa cozinha realizada pelo arquiteto Bruno Moraes. Com a predominância do branco na bancada e na marcenaria dos armários, a cerâmica azul, com detalhes em branco e preto, introduziu uma nova identidade na arquitetura de interiores | Projeto BMA Studio. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

“Em tempos passados, a intensidade era a tônica das cores nos projetos, mas hoje a proposta não é a de pesar, mas sim de trazê-las sob medida, com um ‘que’ de descrição e vivacidade”, analisa o arquiteto. De acordo com ele, o entendimento é simples: se as paredes receberem revestimentos de tons intensos, os móveis seguirão uma linha mais neutra, com uma paleta mais clara ou tons de amadeirado. “Ou vice-versa”, complementa.

Cozinhas contemporâneas: verde e azul são tendência no cômodo. Projeto de BMA Studio. Na foto, cozinha com parede ripada verde clara.
O verde menta combina com qualquer ambiente da casa, tanto como cor predominante, como em um papel secundário. Neste duplex realizado pelo arquiteto Bruno Moraes, ele resultou na sensação de tranquilidade e, ao se reunir com a madeira do mobiliário e o revestimento colorido do backsplash, tornou-se original e aconchegante | Projeto BMA Studio. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Como ponto de partida, o profissional afirma que é necessário quebrar o paradigma do medo que ainda paira sobre cozinhas coloridas. “O receio é recorrente e compreensível. Por isso, sempre ressaltamos para nossos clientes que, antes de inseri-las, fazemos um estudo para entender as cores que combinam com aquele estilo de projeto. O caminho é acompanhar as orientações do círculo cromático e as indicações existentes dentro da psicologia das cores, principalmente para esse espaço”, orienta.

Veja o que o azul e o verde transmitem, segundo o livro Psicologia das cores, de Eva Heller:

Verde

Cozinhas contemporâneas: verde e azul são tendência no cômodo. Projeto de BMA Studio. Na foto,
Na cozinha deste apartamento, o arquiteto Bruno Moraes conciliou a delicadeza dos armários em verde com o despojado dos elementos presentes no décor industrial. Projeto de BMA Studio. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Além de sua óbvia conexão com a natureza, o verde também é relacionado a outros elementos e sentimentos, como esperança, fertilidade, credibilidade e frescor. Embora seja resultado da mistura de duas cores primárias, o azul e o amarelo, na psicologia das cores é considerada primária, pois é elementar na nossa vivência e simbologia. Não é considerado quente nem frio, mas no meio destes extremos, sendo uma cor cada vez mais apreciada com o passar da idade.

Azul

Cozinhas contemporâneas: verde e azul são tendência no cômodo. Projeto de BMA Studio. Na foto,
Em mais uma aposta no azul – por aqui, o cobalto, o arquiteto Bruno Moraes combinou a tonalidade com uma marcenaria mais clássica, pautada pelos puxadores concha e os vidros na parte superior dos armários | Projeto BMA Studio. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

O azul é a cor apontada como predileta de 46% dos homens e 44% das mulheres entre as duas mil pessoas entrevistadas para o livro. Quando junto de outras cores, o tom aparece associado apenas a sentimentos bons, o que talvez justifique ser tão querido. Entre os sentimentos associados ao azul estão a simpatia, harmonia, amizade e confiança. No décor, é associado a ambientes frios, devido seu efeito calmante, se adequando bem aos quartos e espaços de descanso e relaxamento.

Continua após a publicidade

Confira inspirações de cozinhas contemporâneas verdes e azuis:

Continua após a publicidade

Produtos para cozinha

Publicidade