Conheça o Lowline, o primeiro parque subterrâneo de Nova York

Em contraste com o Highline, parque suspenso construído em trilhos de trem desativados, Nova York agora busca inaugurar o parque subterrâneo Lowline em uma estação de metrô abandonada

Por Mari Bruno Atualizado em 14 dez 2016, 11h44 - Publicado em 16 out 2015, 18h46
01-conheca-o-lowline-o-primeiro-parque-subterraneo-de-nova-york

Chamado no momento de The Lowline Lab, por estar em fase de estudo e desenvolvimento, o primeiro parque subterrâneo de Nova York simplificará o nome para Lowline, em contraste com o Highline, parque nova-iorquino suspenso construído em trilhos de trem desativados.

02-conheca-o-lowline-o-primeiro-parque-subterraneo-de-nova-york

Desta vez, quem abrigará o parque será uma estação de metrô abandonada no Lower East Side de Mahattan. Para realizar o projeto, o criador James Ramsey inventou um sistema óptico, munido de painéis de alumínio, coletores espelhados, lentes e refletores, que transporta luz natural para dentro do parque, permitindo adaptações da iluminação de acordo com a necessidade de cada área do Lowline. Agora concentrado no meio da estação, em tamanho experimental, quando finalizado o projeto não terá nenhuma luz artificial.

03-conheca-o-lowline-o-primeiro-parque-subterraneo-de-nova-york

Concebido em formato de canyon, numa réplica do Antelope Canyon, do Arizona, Estados Unidos, o parque foi estruturado sobre madeira compensada, onde os jardins se encontram. As plantas encontradas ali são todas reais, e somam 60 espécies que incluem comestíveis, como abacaxi, menta, e morango.

04-conheca-o-lowline-o-primeiro-parque-subterraneo-de-nova-york

Visitantes podem conferir o The Lowline Lab a partir de hoje, sempre aos finais de semana. 

05-conheca-o-lowline-o-primeiro-parque-subterraneo-de-nova-york
Continua após a publicidade

Publicidade