Casa Created with Sketch.

Conheça a história da japonesa que vive quase sem eletricidade

Após o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão em 2011, a artista têxtil Chikake Fujii resolveu se aventurar e viver sem eletricidade

mulher-vive-sem-energia-4-anos

 (/)

Já pensou viver quase sem eletricidade? Sem chuveiro quente, wi-fi, televisão, geladeira, fogão? É assim que a artista de tinturaria têxtil japonesa Chikako Fujii encara o dia a dia. A decisão veio um ano e meio depois de um terremoto e um tsunami atingirem o Japão em 2011 — quando o mundo prestou atenção na crise da usina nuclear de Fukushima. “Eu pensei que eu poderia ser capaz de viver sem depender da empresa de energia, e decidi começar uma vida fora do padrão pela diversão”, ela disse à Asahi. Em sua casa, a fonte primária de energia são painéis solares que chegam a gerar 1kw por hora em um dia de sol, o que é suficiente para usar a máquina de lavar por três horas e tingir tecidos. Além disso, ela inova nas maneiras de viver sem luz: uma bicicleta ergométrica permite que Chikako gere energia para poder usar o computador. Para compensar a falta do ar condicionado, uma sacola plástica fica pendurada na varanda e borrifa o ar através de furos. Em vez de uma chaleira, garrafas pintadas de preto deixadas ao sol esquentam a água e uma união de lâmpada com óleo e vaso serve de aquecedor. “Eu sempre vivo consciente do tempo. Por exemplo, quando eu acordo e está sol, eu penso que devo usar a máquina de lavar. Pensar assim é divertido para mim”, ela finaliza. Atualmente, Chikako consome aproximadamente 1/12 da energia utilizada por uma casa comum.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s