Casa Created with Sketch.

Como usar o estilo retrô na decoração

Assim como fazemos na moda, o décor da sua casa também pode revisitar diferentes épocas. Que tal reaproveitar o sofá da casa da sua avó?

O estilo retrô normalmente se refere ao período entre os anos de 1920 e 1970. Se você é fã de itens com uma pegada vintage e quer seguir a tendência de misturar diferentes estilos na decoração, fique atento às dicas.

Nem sempre é fácil incorporar esse estilo na casa. Mas há maneiras de incluir objetos retrô em ambientes com peças contemporâneas, ou mesmo com antiguidades dos séculos XVIII ou XIX. Esses itens trazem muita história consigo, eles foram revolucionários na época em que foram lançados e podem facilmente coexistir de maneira harmônica com objetos atuais, supertecnológicos e com designs totalmente diferentes. Confira a seguir como combinar o design retrô com uma grande variedade de estilos na decoração, como rústico, excêntrico e industrial.

1-como-usar-o-estilo-retrô-na-decoração

 (/)

O holandês Manfred Geserick escolheu uma combinação de mobiliário de diferentes épocas para enfatizar a arquitetura de sua mansão francesa do século XIX. A intensão era misturar estilos e períodos e afastar a ideia do design puro, que o morador considera impessoal e chato. A sala de estar, de espaço arquitetônico clássico, combina um sofá baixo e longo em veludo verde vibrante, dos anos 1970, duas cadeiras vermelhas dos anos 50, em contraste com a mesa e o piso em tons neutros.

2-como-usar-o-estilo-retrô-na-decoração

 (/)

Em meados dos anos 1990, três amigos – um francês, um malaio e um sueco – se juntaram para assumir um estabelecimento de antiguidades e decoração de interiores em Londres. Isso levou o trio a abrir a Les Trois Garçons, um bar, restaurante e loja situado em um antigo pub vitoriano. O apartamento deles fica no primeiro andar. E tanto o estabelecimento comercial, quanto a casa, têm decoração parecida: um estilo excêntrico incluindo peças do século XIX, móveis dos anos 1970 e outros períodos. No vestiário do Les Trois Garçons, um armário de vidro guarda uma bela coleção de sapatos e tênis, duas poltronas dos anos de 1950 com estofado em veludo italiano estão logo abaixo de uma luminária de bronze inglesa, do século XIX.

3-como-usar-o-estilo-retrô-na-decoração

 (/)

Os elementos do interior são rústicos, como a laje e as vigas aparentes, e enfatizam o design dos móveis e objetos do século XX. Nesta sala de estar, as cores são usadas para trazer aconchego para o ambiente repleto de materiais de construção com cores mais neutras. Móveis do século XX, com metal, madeira polida, plástico e vidro combinam e compõem o mix de estilos.

4-como-usar-o-estilo-retrô-na-decoração

 (/)

Anna Bingham e Dan Mullaly reformam pequenas casinhas que podem ser construídas a partir de vans e ônibus velhos. A decoração é feita com tecidos vintage e busca enfatizar as características e o material de cada veículo. Este ônibus rural dos anos 1950 recebeu novos estofados e uma cama romântica com dossel.

 

Fonte: Architectural Digest

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s