Casa Created with Sketch.

Como lavar corretamente os lençóis (e erros que você deve evitar)

Saber como dispor as peças na máquina, o modo de lavagem e manter uma rotina de troca é essencial para manter a cama sempre incrível

Lavar os lençóis parece a tarefa mais fácil do mundo, certo? Tudo o que você precisa é da motivação para tirá-los da cama e jogá-los na máquina de lavar. Só que não: os seus lençóis, assim como peças de roupas delicadas, precisam de um cuidado especial na hora da lavagem.

Os lençóis não são como roupas de ginástica, por exemplo, ou uma calça jeans. Eles acumulam germes, suor e oleosidade que a sua pele solta todos os dias e noites de uma forma muito rápida. Por isso, o máximo de tempo que você deve ficar sem trocar os lençóis é duas semanas. O ideal é que eles sejam trocados semanalmente.

Se não existirem manchas, você não precisa de um hábito pré-lavagem. Mas no caso da fronha, é comum existirem manchas de maquiagem ou de produtos que você passa no rosto antes de dormir. Por isso, é interessante investir em um tira-manchas específico, que pode ser usado antes do lençol ir para a máquina.

Algumas máquinas de lavar vêm com uma função especial para a roupa de cama. Caso contrário, você pode ficar na função ‘normal’ ou ‘carual’. Não é preciso colocar lençóis com a função reservada para tirar manchas pesadas ou peças de roupa mais resistentes, como o próprio jeans. Eles não precisam de muita agitação para ficarem limpos, e uma opção de lavagem mais forte pode danificar a roupa de cama.

como lavar os lençóis As roupas de cama não precisam de muita agitação para ficarem limpas

As roupas de cama não precisam de muita agitação para ficarem limpas (TeerawatWinyarat / Thinkstock/Reprodução/Getty Images)

Um truque para melhorar a lavagem, então, é trabalhar com a temperatura da água. Aumentar essa temperatura garante lençóis mais limpos, porque a água quente acaba com os germes. Mas lembre-se sempre de checar a etiqueta para usar a temperatura adequada para o seu lençol.

Para garantir que eles estão sempre em ordem, também vale também evitar um erro muito comum: encher demais a máquina de lavar. É tentador colocar todos os lençóis da casa para lavar de uma vez. Mas segure esse ímpeto e lave cada jogo de cama com calma. Além do mais, se a sua máquina tiver um agitador no meio, é fácil os lençóis se prenderem ali e esticarem ou ficarem muito amassados por causa do processo de lavagem + máquina cheia demais. Coloque cada parte do jogo separadamente e de forma que não esteja enrolado no agitador.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s