Como cultivar azaleias em vasos e canteiros?

As azaleias desabrocham uma vez por ano – no frio, quando muitas outras flores adormecem. A engenheira-agrônoma Angela Rossi ensina como mantê-las bonitas

Por Texto: Keila Bis Atualizado em 20 dez 2016, 18h26 - Publicado em 4 ago 2014, 20h04
01-como-cultivar-azaleias

Local

A azaleia pede ao menos quatro horas diárias de sol. Mas, se estiver plantada em vaso, precisa ficar protegida do vento e da chuva. Ela pode se danificar já que suas raízes não são profundas.

Plantio

Segundo Angela, a receita ideal é uma parte de terra ou substrato, uma de areia e outra de composto orgânico. “Depois, é só afofar bem a terra do canteiro para facilitar o enraizamento”, avisa.

Continua após a publicidade

Rega

Essa espécie gosta de água, mas não de solo encharcado no jardim, vaso ou floreira. No canteiro, molhe duas vezes por semana e, no vaso, um pouco todo dia. “Regue a terra até o líquido escorrer pelos furos do fundo do vaso.”

Poda

Deve acontecer após a florada. “Esse procedimento estimula o surgimento de mais fores no próximo ano”, explica a engenheira. “Corte a ponta dos ramos e retire galhos e fores secos.”

Adubação

Pode ser feita a qualquer momento, exceto na florada. Se optar pela química (npk 04-14-08, uma vez por mês), intercale com a orgânica a cada três meses.

Continua após a publicidade

Publicidade