Como cultivar azaleias em vasos e canteiros?
As azaleias desabrocham uma vez por ano – no frio, quando muitas outras flores adormecem. A engenheira-agrônoma Angela Rossi ensina como mantê-las bonitas
Local
A azaleia pede ao menos quatro horas diárias de sol. Mas, se estiver plantada em vaso, precisa ficar protegida do vento e da chuva. Ela pode se danificar já que suas raízes não são profundas.
Plantio
Segundo Angela, a receita ideal é uma parte de terra ou substrato, uma de areia e outra de composto orgânico. “Depois, é só afofar bem a terra do canteiro para facilitar o enraizamento”, avisa.
Rega
Essa espécie gosta de água, mas não de solo encharcado no jardim, vaso ou floreira. No canteiro, molhe duas vezes por semana e, no vaso, um pouco todo dia. “Regue a terra até o líquido escorrer pelos furos do fundo do vaso.”
Poda
Deve acontecer após a florada. “Esse procedimento estimula o surgimento de mais fores no próximo ano”, explica a engenheira. “Corte a ponta dos ramos e retire galhos e fores secos.”
Adubação
Pode ser feita a qualquer momento, exceto na florada. Se optar pela química (npk 04-14-08, uma vez por mês), intercale com a orgânica a cada três meses.