Como criar uma sala de jantar em espaços pequenos

Aprenda a aproveitar os pequenos espaços para criar um cantinho ideal para as refeições do dia a dia

Por Marcela De Mingo 11 out 2017, 16h43

Todo apartamento terá um espaço para a cama, uma cozinha (mesmo que minúscula) e um banheiro. Mas uma sala de jantar, ou um espaço para você sentar e comer diariamente, já é mais difícil e não necessariamente considerado algo básico em um imóvel – ainda mais se você optar por uma quitinete.

Então, como trabalhar um ambiente pequeno para também comportar uma sala de jantar e prover maior conforto para você receber visitas e compartilhar refeições com as pessoas que gosta?

sala de jantar
Gravity Home/Reprodução

O objetivo é otimizar os ambientes, por isso, uma ideia é pensar em uma decoração escandinava e muito prática: uma mesa pequena e alta, acoplada à parede e banquinhos para combinar. No mínimo, funciona para as refeições diárias e dá um charme para a cozinha.

sala de jantar
Offbeat + Inspired/Reprodução

Você tem uma janela com vista para a rua? Crie uma vibe de coffee shop acoplando uma prateleira larga à janela e combinando com bancos coloridos. Fica com cara de bistrô francês – ou daquele seu café preferido no centro da cidade – e ainda é de baixo custo.

sala de jantar
Ikea Hackers/Reprodução

A mesa retrátil é também uma boa solução para espaços pequenos, além de ser uma maneira criativa de montar uma sala de jantar em um apartamento pequeno. Existem projetos de móveis planejados em que você consegue montar um armário para a cozinha no qual uma das portas faz as vezes de mesa (como na imagem acima) – e você pode abri-la e fechá-la conforme a necessidade.

Continua após a publicidade

sala de jantar
Little House Big City/Reprodução

Criar um espaço múltiplo também é uma ideia interessante: você pode usar um dos cantos do apartamento para colocar bancos encostados à parede e uma mesa redonda menor para o centro. O ambiente faz as vezes de sala de estar e de jantar, dependendo da ocasião.

sala de jantar
Landeelu/Divulgação

Uma outra opção é um verdadeiro life hack: combine uma estante, um tampo de mesa e dois pés para criar um móvel multifunção, ele seve como um espaço para você guardar o que precisa e uma mesa no estilo bar ao mesmo tempo.

https://br.pinterest.com/pin/522347256766816842/

O importante, em pequenos ambientes, é optar por salas de jantar com dois lugares. Uma mesa pequena com duas cadeiras cabe perfeitamente na parede que divide dois cômodos ou em um canto que está em desuso.

https://br.pinterest.com/pin/503277327085814994/

Escolher bancos que podem ser colocados embaixo da mesa ou bancada também é uma opção inteligente, já que libera a área para circulação e transforma a composição em uma parte constante da decoração – a mesa pode ficar decorada com vasos e porta-retratos quando não é utilizada, por exemplo.

Continua após a publicidade

Publicidade