Churrasqueiras arejadas com portas e coberturas bacanas
Churrasqueiras arejadas, com portas e coberturas incrementadas, promovem um hábito cada vez mais comum: comer fora sem sair de casa

Matéria publicada em Arquitetura & Construção #308 – Dezembro de 2013

Com vista para o Céu
Nesta casa em Niterói, rJ, o anexo bem equipado conta com churrasqueira de alvenaria e estimula o preparo de refeições ao ar livre. mas não é só. depois do almoço, o lounge de 37 m2 (à dir.) convida ao relaxamento. Para isso, o local recebeu uma cobertura sobre o pergolado de maçaranduba, mesma madeira dos brises (Castcor), para que se pudesse aproveitar a área de lazer também em dias de chuva. As chapas de vidro laminado incolor garantiram muita luz natural e a possibilidade de enxergar o céu – desejo dos proprietários. elementos como a madeira e os tijolos com aspecto de demolição deram unidade ao conjunto. “A ideia foi promover uma atmosfera praiana”, conta o arquiteto carioca Thiago Tavares, autor do projeto em parceria com Fred Caetano e Arthur Falcão.

Com jeito de cidade
Onde havia uma área de passagem sem grande importância, esta moradia carioca ganhou uma ala de convívio acolhedora. Contratado para a tarefa, o arquiteto Felipe C. Martins, da FCM Arquitetura, não teve dúvidas: deu um toque contemporâneo aos 173 m2 que contemplam churrasqueira, mesa de jantar e lounge. A iluminação (Arqluz) assumiu papel fundamental no projeto, com fuorescentes e pontos de leds embutidos no teto de gesso (Placo). O piso de pedras portuguesas brancas, eleito por ser antiderrapante e lembrar as calçadas da cidade, ganhou proteção de resina incolor para resistir à sujeira.
Apoio discreto. Escolhida por trazer leveza e neutralidade, a bancada de vidro temperado incolor 12 mm funciona como apoio nas reuniões familiares. A estrutura mede 3,55 x 1,05 x 0,60 m e foi presa no concreto a uma profundidade de 15 cm. Internamente, conta com chapas diagonais que ajudam a travar o conjunto. Uma alça de freijó dá acabamento à estrutura.