CASACOR São Paulo: hall maximalista tem parede espelhada e piso listrado

Intitulado "Hall do Apartamento", o ambiente de Gustavo Scaramella para a CASACOR São Paulo, apresenta mistura audaciosa e atmosfera altiva.

Por Redação
9 jul 2024, 19h00
CASACOR São Paulo: hall maximalista tem parede espelhada e piso listrado. Projeto de Gustavo Scaramella. Na foto, hall com parede espelhada
 (Bia Naiuack/Divulgação)
Continua após publicidade

Assinado pelo arquiteto Gustavo Scaramella, o ” Hall do Apartamento” impressiona com um design eclético e impactante, superando a simples função de recepcionar!

Ao planejar o ambiente com base no tema da 37ª Edição da CASACOR São Paulo, ‘De presente, o agora’, o arquiteto refletiu sobre o legado que será deixado para as futuras gerações e para o planeta:

CASACOR São Paulo: hall maximalista tem parede espelhada e piso listrado. Projeto de Gustavo Scaramella. Na foto, piso listrado e aparador com objetos decorativos
(Bia Naiuack/Divulgação)

“Primeiro, precisamos entender e aceitar que somos indivíduos formados por diferentes tempos, lugares, pessoas, preferências, referências, gostos, ensinamentos, estilos, etc. Com essa pluralidade, acredito que os espaços que frequentamos também devem ser uma expressão autêntica da individualidade. Esse será o meu legado.”

CASACOR São Paulo: hall maximalista tem parede espelhada e piso listrado. Projeto de Gustavo Scaramella. Na foto, hall com mesa de centro e lustre de destaque
(Bia Naiuack/Divulgação)

Com isso em mente, seu espaço de 44 m² desperta uma jornada sensorial e emocional. Ao entrarem, os visitantes são imediatamente envolvidos por uma paleta eufórica, com destaque para a cor Amarelo Pantanal aplicada com um compressor para um sutil efeito rústico e opaco que reveste das paredes ao forro. 

Continua após a publicidade

Essa vivacidade combina perfeitamente com o piso de tauari bicolor e os círculos de mármore Napoleon Bordeaux, que constituem movimento e dinamismo. 

CASACOR São Paulo: hall maximalista tem parede espelhada e piso listrado. Projeto de Gustavo Scaramella. Na foto, banco com formas orgânicas
(Bia Naiuack/Divulgação)

Na decoração, o arquiteto apostou no mix & match (“misturar e combinar”, em inglês). Cada peça, como o banco Centopeia do designer Maximiliano Crovato, o espelho Orgus de Humberto da Mata, a mesa de apresentação francesa dos anos 1970 e a cadeira Louis XVI à la Reine, refletem sua visão única de mundo e são um convite para uma jornada através do tempo e do espaço.

CASACOR São Paulo: hall maximalista tem parede espelhada e piso listrado. Projeto de Gustavo Scaramella. Na foto, mesa de centro com peças decorativas e lustre de destaque
(Bia Naiuack/Divulgação)
Continua após a publicidade

“O mix & match é uma metáfora para a complexidade e a beleza do momento presente, onde cada objeto e detalhe são como peças de um quebra-cabeça que contribui para a narrativa única do agora. Em ambientes feitos para a CASACOR São Paulo, instigo a celebração da experiência e a oportunidade de explorar as infinitas possibilidades que o agora oferece”, conta Gustavo.

O arquiteto ainda explica que esse arranjo harmônico entre estilos diferentes é uma abordagem que combina diversos elementos contrastantes e referências de épocas e influências. 

CASACOR São Paulo: hall maximalista tem parede espelhada e piso listrado. Projeto de Gustavo Scaramella. Na foto, hall com pilastra quadriculada
(Bia Naiuack/Divulgação)

Em uma das paredes que ladeia as emblemáticas escadas do Conjunto Nacional, ele trabalhou com espelhos de faixas de 13 cm para criar um efeito ótico. O material ainda duplica o ambiente e reflete peças-chaves, como as luminárias Kegel Kugel, de Palma, a mesa Bar Parsons de Mike Álvares, e outros itens que garimpou em sua minuciosa curadoria.

Continua após a publicidade

Outro item destaque é o quadro de Elke Maravilha, uma criação de Abidiel Vicente, um símbolo de autenticidade, irreverência e diversidade.

CASACOR São Paulo: hall maximalista tem parede espelhada e piso listrado. Projeto de Gustavo Scaramella. Na foto, hall com obras de arte encostadas em parede espelhada
(Bia Naiuack/Divulgação)

“Presto uma homenagem a essa figura tão representativa que ressoa em minha própria filosofia, vista na busca expressar a individualidade e celebrar a riqueza das diferenças em cada projeto”, revela o profissional.

Nas reflexões sobre o futuro da habitação em um mundo cada vez mais dominado por tendências passageiras e padrões predefinidos, seu Hall é um lembrete para repensarmos nossa relação com o espaço que habitamos e nos reconectarmos com as histórias que nos tornam únicos.

Continua após a publicidade
CASACOR São Paulo: hall maximalista tem parede espelhada e piso listrado. Projeto de Gustavo Scaramella. Na foto, hall com piso listrado e móveis de diferentes estilos
(Bia Naiuack/Divulgação)

Para ele, a sofisticação não está necessariamente ligada à ostentação, mas sim na capacidade de criar ambientes que ultrapassam as expectativas e inspiram admiração na simplicidade, seja em uma casa imponente ou em um espaço despojado. A incorporação de elementos que conferem elegância e refinamento, sem cair na armadilha do excesso, é o fator chave. 

“Eu o vejo tanto como um local de passagem quanto de destino, pois em minha visão do morar, os espaços são um local de encontro e expressão individual, como também são passageiros em vida”, avalia Gustavo. 

Publicidade