Carona no design: 7 exemplos de arquitetura sobre rodas

Estas construções móveis são grandes exemplos de reinvenção da arquitetura. Eles servem diversos propósitos: casa, camarim e até mesmo pavilhão de eventos

Por Redação Atualizado em 14 set 2018, 10h48 - Publicado em 29 jun 2016, 19h11

De acordo com o site Architizer, a arquitetura móvel é uma tendência emergente entre os interessados em lares menores, empreendimentos sobre rodas ou em um estilo de vida nômade, porém moderno. Eles separaram – e nós traduzimos – cinco modelos de inovação e reinvenção na portabilidade da arquitetura nos últimos tempos.

1.  Estufa Stubbs, por Baldridge Architects, feito em Austin, nos Estados Unidos

1-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

Em apenas três semanas, a Baldridge Architects desenhou e trabalhou junto da construtora Pilgrim Builders para criar um trailer que fosse, ao mesmo tempo, camarim e casa temporária. O modelo Airstream teve a porta retirada para dar lugar a uma entrada com escadas. Depois, foi revestido de painéis de madeira e ganhou frigobares, TV e outros móveis. Reinventado, agora serve o propósito de “estufa de ideias” para os artistas que se apresentam na casa de shows Stubbs Bar-B-Q, em Austin, no Texas. Ideal para o estilo de vida agitado dos músicos!

2-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas 3-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

2. Trailer Fantástico, por Cheryl Baxter, feito em Michigan, nos Estados Unidos

6-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

Desmontável, esse design serve como tenda ou pavilhão para uma variedade de eventos sociais. A estrutura parece complicada, mas não é: uma plataforma que também serve de assento possui tubos que se conectam a estruturas circulares com ventiladores e tecido. Quando ligados, cada ventilador infla três colunas de organza pela passagem de ar, definindo o espaço, como que em pequenas cabanas. Durante a noite a iluminação muda de tom, criando uma dança etérea de tecido e cor.

5-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas 4-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

3. #dojowheels, por FIVE AM, feito na Bélgica

7-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

Esse pequeno reboque é extremamente multiúso: serve de dormitório, dojo para treinos e escritório sobre roda para os workaholics. O interior é confortável e simples, pronto para ser modificado pelo ocupante de acordo com a natureza de seu trabalho. O tablado suspenso possui um grande espaço interno para guardar malas e equipamento. Já a mesa pode ser abaixada até o nível do chão, criando um piso de madeira nivelado para esticar o colchão ou praticar.

10-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas 8-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas 9-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

4. Dream Machine, por Reddymade Design LLC, feito em Nova York, Estados Unidos

12-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

Quem diria que alguém poderia viver tão bem em um trailer? A Dream Machine (Máquina de sonhos, em português), foi criada pela Reddymade Architecture and Design para a weR2. O trailer, um Airstream Excella 1978, é uma mistura de casa funcional com espaço de exibição, planejado com três elementos da vida diária em mente: cozinhar, dormir e lazer. O interior é sofisticado, com as paredes cobertas por um dégradé cinza e rosa, uma mesa que pode ser abaixada para se tornar uma cama e um banheiro revestido de pastilhas. O exterior está sempre em mudanças, pintado por artistas comissionados pela weR2 — no momento, a arte colorida que contrasta com a estrutura de alumínio é de Ryan McGinness.

Continua após a publicidade

11-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas 14-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas 13-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

5. O Archistream, por Norwich University Design / Build, feito em Vermont, nos Estados Unidos

15-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

Um Globetrotter Airstream 1969 foi repaginado por uma equipe de alunos e professor da Universidade Norwich, se tornando então o Archistream. Através de impressão 3D, cortadoras a laser e outros métodos de criação, eles montaram um veículo destinado à comunicação – uma ferramenta para ensino, onde são promovidas discussões, aulas e eventos comunitários.

16-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas 17-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

6. Atlas – por F9 Productions Inc, feito em Colorado, Estados Unidos

18-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

O Atlas foi desenhado do zero com a intenção de ser um espaço de vivência e transporte que reconecta seus usuários ao meio ambiente. Ele usa recursos naturais a partir da coleta de água da chuva, energia solar, resfriamento e aquecimento passivo do espaço. O projeto tem a intenção de permitir àqueles com espíritos aventureiros a oportunidade de viajar e ter experiências com o mundo e o ambiente, sem necessidade de permanecer próximo à civilização.

Além do enterior confortável, com móveis para vivência, o espaço se expande a partir de um deck dobrável. A parede revelada por trás é feita de vidro e as janelas se abrem para a cozinha, criando um bar para servir comida e bebidas em ambos os sentidos.

19-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas 21-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas 20-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

7. AIME 1.0, por Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM), feito no Tennessee, Estados Unidos

22-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

Combinando design e tecnologia, essa estrutura impressa em 3D é um protótipo usado para guardar e compartilhar energia renovável, sem fio. O trailer é construído como uma ferramenta de sustentabilidade para ajudar na distribuição equitativa de energia para os lugares que mais precisam.

23--carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas 24-carona-no-design-7-exemplos-de-arquitetura-sobre-rodas

Gostou? Veja também o vagão de trem restaurado por Leo Shehtman para a CASA COR São Paulo 2016.

Continua após a publicidade

Publicidade