Banheiro sustentável se aproxima da natureza com piso em cerâmica rústica
Com uma paleta greige, o ambiente de Bruno Dutkievicz e Raphael Meza faz alusão aos riachos do estado do Paraná .
A luz suave que é filtrada através das árvores e riachos serenos são algumas das referências para este banheiro da CASACOR Paraná 2024. Nomeado “banheiro Regato”, Bruno Dutkievicz e Raphael Meza apresentam o conceito de “jardim de banho” – um espaço que estimula o cuidado com a natureza interior e o sentimento de relaxamento.
“O conceito do banheiro de hóspedes é inspirado pelo desejo de fazer com que os visitantes se sintam especiais e valorizados, uma prática comum na cultura brasileira em que a hospitalidade é vista como um reflexo do carinho e consideração pelos outros”, declaram os profissionais.
A ideia também vem da necessidade urgente de adotar práticas conscientes e ecológicas, visando proteger as gerações futuras. O projeto utiliza tecnologias de economia de água e energia, materiais sustentáveis e técnicas de construção que minimizam o impacto ambiental.
Fitas de LED espalhadas pelo banheiro, automatizadas para criar diferentes cenários, criam uma iluminação indireta e difusa.
Materiais naturais, como madeira, pedra e cerâmica foram aplicados para trazer a sensação de área externa para dentro de casa. Nas paredes, foram utilizadas lâminas de carvalho; na marmoraria, optaram pelo limestone; e no piso, cerâmica rústica, que aproxima o visitante da sensação de pisar sobre o solo.
A cor “greige”, uma mistura de cinza e bege, confere elegância e serve como base para a composição autêntica. A pintura do forro simula o limewash, uma técnica milenar que voltou a ganhar destaque recentemente. Por fim, o design do “Banheiro Regato” prioriza elementos orgânicos que conduzem o olhar do visitante no espaço.