Casa Created with Sketch.

Banheiro: respostas para as 12 perguntas mais palpitantes

O banheiro é um dos ambientes mais complexos de ser projetado: inúmeras são as opções de revestimento para piso e paredes, que tipo de bancada usar, há diversos modelos de cuba… Sabendo disso, a revista Casa Claudia pediu que seus leitores enviassem as dúvidas que teriam ao decorar esse espaço. Conheça abaixo as respostas para os 12 questionamentos mais palpitantes – basta clicar na pergunta para ler a resposta. Depois de entender a teoria, visualize a prática: estes 4 banheiros cheios de estilo revelam as tendências de revestimentos, louças e metais.

Investi em mármore para o piso e as paredes do banheiro, inclusive do boxe. Agora, estou preocupada com a conservação do material. Como devem ser feitas a limpeza e a manutenção?

 

Por Carla Pereira Hermes

Primeiro, é preciso tomar cuidado para não manchar a pedra com materiais ácidos ou que possam provocar pontos de ferrugem. Na hora da limpeza, o ideal é fugir de produtos à base de cloro e jamais remover a sujeira com peças capazes de arranhar o mármore. “É melhor usar apenas um pano úmido com sabão neutro”, diz Flavio Butti.

Qual é o melhor revestimento para o banheiro parecer maior: pastilhas ou cerâmica?

 

Por Regina Rodrigues

Em espaços pequenos, o melhor é minimizar os rejuntes. Por causa disso, René Fernandes Filho sugere pastilhas de vidro no lugar de cerâmicas, que têm rejuntes maiores. Já as placas de mármore, sem tantas juntas, também deixam a superfície mais contínua. “Isso dá a impressão de que o espaço é maior”, explica o arquiteto.

O que guardar nos armários do banheiro?

 

Por José Lacerda Brasileiro

Se o espaço for bem ventilado, leve para as gavetas todos os itens de higiene pessoal, remédios, toalhas e até perfumes e maquiagem usados no dia a dia. “É mais fácil ter tudo à mão”, acredita a arquiteta Claudia Pecego.

Qual a diferença entre a cuba de apoio e a de sobrepor?

 

Por Lucia Filipini

As cubas de sobrepor têm apenas uma borda de apoio de 2 a 3 cm sobre o tampo. Já os modelos de apoio ficam totalmente à vista e pedem um tampo mais baixo para ficar na altura certa. “Cubas de apoio emprestam um ar mais atual aos projetos”, aposta o arquiteto Benedito Toledo Jr.

Quero misturar pastilhas e porcelanato em meu banheiro. Qual a tendência atual de cores?

 

Por Carlos Borgonovi

Na opinião da arquiteta Consuelo Jorge, revestimentos de tons suaves são os mais indicados porque não cansam jamais. Ela prefere deixar as cores fortes apenas para os detalhes. Para o piso, sugere porcelanato branco e pastilhas do mesmo matiz nas paredes. Para dar um toque charmoso, aplique uma faixa de pastilhas alaranjadas ou verde-água na parede do fundo do boxe. “Adoro banheiros monocromáticos”, endossa a arquiteta Patrícia Martinez. “O visual claro dá um aspecto de limpeza ao lugar”.

Como fazer e quais produtos usar para deixar o rejunte do boxe sempre limpinho?

 

Por Cibele Comolesi

Opte por rejuntes de epóxi, que são antimofo e antimanchas, na área do chuveiro. “O melhor é evitar revestimentos que necessitam de muito rejunte no boxe”, alerta Patrícia Martinez. Nos banheiros com juntas de massa comum, a saída é apelar para materiais de limpeza encontrados em casas de materiais de construção.

Que planta vai bem no banheiro?

 

Por Alba Mile

Por gostarem de umidade, samambaias, renda-portuguesa, jiboia, filodendro e algumas palmeiras, como rafis e chamaedorea, são as plantas mais indicadas. “Mas precisam de claridade natural para se adaptar bem ao ambiente”, diz o paisagista Luiz Carlos Orsini. Se tiver pouca luz, aposte na espada-de-são-jorge, no chifre-de-veado e no pacová, mais resistentes à sombra.

O revestimento do boxe tem que ser igual ao restante do banheiro ou pode ser diferente?

 

Por Marizete Góis Monteiro

A mistura é sempre bem-vinda em cenários mais divertidos. Combinar materiais e cores ajuda a valorizar determinados pontos do ambiente. Se a ideia é, por exemplo, destacar o boxe ou o piso, eles devem ganhar revestimento diferentes das outras áreas do banheiro. “O visual fica mais moderno”, afirma o arquiteto René Fernandes.

Tenho visto banheiros com azulejos, mármore ou pastilhas apenas na área do boxe. Isso é prático para a limpeza e a manutenção?

 

Por Regina Rodrigues

Se o banheiro tem boa ventilação natural, aposte nessa ideia. Pinte as paredes das áreas secas com tinta acrílica e evite a limpeza de grandes superfícies cheias de rejuntes. “É uma solução barata, prática e, de quebra, boa para deixar o banheiro mais acolhedor”, diz a arquiteta Claudia Pecego.

Como evitar o mofo no teto provocado pelos banhos quentes e pelo vapor?

 

Por Ana Ozório

É essencial deixar as janelas e a porta do lugar sempre abertas para promover a ventilação natural cruzada durante o dia, mesmo quando estiver frio. É a melhor forma de evitar o bolor. “Depois que ele se instala, a saída é usar produtos antifungo para removê-lo”, afirma a arquiteta Consuelo Jorge.

 

Posso aplicar massa epóxi por cima dos azulejos antigos e depois colocar pastilhas na mesma parede?

 

Por Luiza Yuri Chen

O ideal é aplicar as pastilhas na parede limpa, mas, para fugir do quebra-quebra de uma obra, é possível, sim, preparar o azulejo para aceitar o novo revestimento. Primeiro, lixe bem o azulejo até ele ficar áspero para receber uma camada de massa própria para pastilha e fixar melhor o material. “Mas é essencial escolher mão de obra especializada para realizar bem a tarefa”, salienta o arquiteto Sergio Astrauskiene.

Minha banheira fica na mesma área do boxe e foi instalada com as bordas sobre a alvenaria. Acontece que a água do chuveiro empoça entre a borda e o vidro do boxe. Como resolver o problema sem quebra-quebra?

 

Por Eliane Queiroz

É preciso retirar o boxe e colocar uma nova borda de mármore, sobre a borda da banheira, com o caimento voltado para dentro dela. Por último, o boxe dever ser instalado sobre essa nova borda.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s