Banheiro Canadense: O que é? A gente te ajuda a entender e a decorar!
Também chamado de demi-suíte, o ambiente é integrado somente aos quartos e apresenta algumas vantagens. Confira:
O que é o banheiro canadense?
Você já ouviu falar de banheiro canadense? Também chamado de demi-suíte, este tipo de banheiro ainda é pouco discutido no universo da decoração e se trata de um modelo com pelo menos duas portas cujo acesso dá direto nos dormitórios, dispensando o uso do corredor.
O layout é interessante, principalmente para famílias cujos filhos não querem dormir juntos em um mesmo quarto, mas não veem problema em dividir o banheiro.
Além disso, o ambiente pode aproveitar o fato de servir para mais de uma pessoa e “roubar a metragem” daquilo que seria o segundo banheiro, tornando-se um cômodo grande e confortável.
Ou, ao invés disso, garante que os demais ambientes – quartos, salas, área de serviço ou cozinha – sejam maiores. Com um banheiro canadense, ainda é possível manter a privacidade sem ter que dividi-lo com as visitas, já que o acesso é feito através dos quartos.
Se você já assistiu a série The Vampire Diaries, sabe então que os irmãos Elena e Jeremy dividem o mesmo banheiro em casa, cujas portas garantem acesso direto aos seus quartos. É por isso que, em muitas cenas, os dois se esbarram no ambiente enquanto escovam os dentes, criando um senso de proximidade entre os personagens.
Gostou da ideia? Confira então mais detalhes sobre a suíte canadense:
Vantagens do banheiro canadense
A demi-suíte economiza espaço e permite criar ambientes privados e, ao mesmo tempo, compartilhados.
Outra vantagem é a economia no orçamento, pois, em vez de criar banheiros separados para cada quarto, cria-se apenas um, cuja privacidade é garantida ao se trancar uma das portas.
Como decorar um banheiro canadense
A ideia mais acertada para a decoração de um banheiro canadense é apostar em um décor neutro, já que o espaço será usado por mais de uma pessoa, provavelmente com personalidades distintas.
Vale investir, também, em boas fechaduras e portas/divisórias para isolar o ambiente, quando necessário. Opte por móveis funcionais que agradem ambos os moradores e, se possível, destine uma metragem confortável para o espaço, permitindo que os dois utilizem o ambiente ao mesmo tempo ao escovar os dentes ou lavar as mãos, por exemplo.