Continua após publicidade

Avião pode se transformar em uma biblioteca na Turquia

O prefeito de Trabzon solicitou que uma aeronave que saiu da pista seja doada à cidade para se tornar uma biblioteca pública

Por Marcela De Mingo
31 jan 2018, 11h18

Há algumas semanas, a pequena cidade de Trabzon, na Turquia, foi o palco de uma quase tragédia: um avião da companhia aérea Pegasus derrapou para fora da pista enquanto tentava pousar e escorregou por um penhasco até, por milagre, para alguns metros antes do Mar Negro.

Ninguém se machucou no acidente, porém alguns passageiros foram levados ao hospital por precaução. Por muitos dias, o Boing 737-800 ficou no lugar, até uma equipe especializada começar a movê-lo, seu destino incerto. Mas parece que a aeronave pode ganhar uma nova função, totalmente inusitada.

O prefeito de Trabzon, Orhan Fevzi Gümrükçüoğlu, fez um pedido oficial à Pegasus Airlines de que o avião fosse doado à cidade para ser usado como uma biblioteca pública. A população local tem reclamado com o governo sobre o acesso limitado aos livros e essa seria uma solução para a pequena cidade.

A aeronave tem pouco mais de 90 metros quadrados de ‘chão’ e com certeza não seria a biblioteca mais espaçosa do mundo, mas seria uma maneira de aproveitar um material que provavelmente seria descartado. A companhia aérea ainda não deu uma resposta ao pedido do prefeito, porém essa seria uma forma de resolver uma necessidade da população e, certamente, a biblioteca-avião se tornaria um ponto turístico da cidade.

Publicidade