Casa Created with Sketch.

Área de serviço fica em ordem

A área de serviço pode ficar aberta para a cozinha, desde que esteja sempre em ordem

TUDO ESCONDIDO

Nesta idéia, a lavanderia fica disfarçada. A arquiteta Cinthia Liberatori, de São Paulo, sugere aproveitar as laterais da área de serviço para instalar dois armários, um com portas de abrir e outro de correr. Tudo se encaixa ali dentro: tanque, lavadora, varal, secadora, tábua de passar, produtos de limpeza, ferro elétrico e vassouras. As portas correm em trilhos e levam réguas de cumaru vazadas (veja no detalhe). A lavanderia é um local úmido. Os armários precisam de boa ventilação, destaca Cinthia. O piso sob o tanque e a máquina é de pastilhas de vidro. No restante há assoalho de madeira com 12 cm de largura protegido com sinteco. Quem usa o espaço mais que duas vezes por semana deve preferir um revestimento frio, recomenda a arquiteta. Um nicho central acomoda gaveteiro com rodízios, varão e despensa, no alto.

As portas (0,75 x 2,60 m) são formadas por réguas de madeira com 10 cm de l...

 (/)

A estrutura é simples: os painéis correm pendurados em dois trilhos fixados...

 (/)

Elas podem tanto cobrir as laterais como fechar o centro da parede, revelando...

 (/)

 

 

TUDO À VISTA

Os arquitetos Paula Neder e Alexandre Monteiro, do Rio de Janeiro, pensaram numa linha de produção ao projetar esta lavanderia. Tudo deve estar à mão, numa seqüência lógica para evitar o vaivém desnecessário, diz Paula. Numa parede concentram-se os equipamentos de lavar roupa. Em frente, fica a tábua de passar. A secadora, essencial numa lavanderia movimentada, não dispensa o varal suspenso. Colocado num ponto em que o pédireito é mais alto, ele não bloqueia a circulação. Pelo mesmo motivo, a tábua de passar deve ficar embutida. O importante é aproveitar cantos e vãos, ensina Alexandre, que ocupou parte do quarto de empregada para criar uma minidespensa. Ali cabem escada, vassouras, aspirador de pó, guarda-sol, malas e até árvore de Natal. Quanto aos acabamentos, os profissionais indicam materiais resistentes a impactos, umidade e produtos químicos. Na lavanderia se faz serviço pesado, como limpar tapetes e cobertores, diz Alexandre. Para o piso, granito ou cerâmica. Já para a parede, cerâmica ou fórmica . Quanto menos juntas, mais fácil a manutenção, reforça Paula. Para colorir o ambiente, ela escolheu um tom de verde (1860F, da Tintas Coral).

Quando fechada, a tábua de passar desobstrui a área de serviço. Para este ...

 (/)

É um módulo (45 x 58 x 68 cm) de MDF, revestido de fórmica, que deve ser c...

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s