Aplicativo projeta um homem na cortina para evitar invasores

A ideia do app japonês é ajudar pessoas que moram sozinhas, principalmente mulheres, a ficarem menos suscetíveis a crimes

Por Marcela De Mingo Atualizado em 26 abr 2018, 12h09 - Publicado em 26 abr 2018, 11h33

Você já deve ter se preocupado em deixar a casa vazia, com medo de invasores ou de roubos, certo? Um aplicativo foi criado justamente para ajudar na tarefa de manter esses intrusos longe.

Criado como um sistema de segurança para prédios no Japão, o aplicativo chamado Man on the Curtain cria a imagem de um homem nas cortinas da janela, para mostrar que existem mais pessoas do que o esperado naquele imóvel e que, por isso, é melhor o criminoso ficar longe dali. 

A tecnologia é tão avançada que, por meio de um aplicativo no celular, um projetor joga a imagem de uma sombra em uma cortina para criar a ilusão de que mais pessoas estão em casa. A ideia do projeto foi pensada com as mulheres solteiras em mente, que, na teoria, estão mais suscetíveis a esse tipo de crime, principalmente em uma cultura tão patriarcal como é a japonesa. 

Dentre as opções disponíveis, existem versões de sombras ‘praticando’ karatê, basebol, colocando a gravata ou tocando guitarra. Apesar de impressionante, a empresa responsável pelo app (e pelos prédios em que ele está sendo usado), está desenvolvendo outras opções de imagem, já que alguém muito observador pode perceber uma repetição de movimentos contínua e entender que isso não passa de um truque.

Você pode ver melhor como o aplicativo funciona no vídeo abaixo (em japonês):

Divulgação/CASA CLAUDIA
Continua após a publicidade

Publicidade