Apartamento de 28 m² ganha sala integrada e colorida
Uma marcenaria bem planejada, cores quentes e um providencial espelho na parede compõem esta pequena sala de Curitiba
A metragem é mínima: o apartamento estúdio localizado no bairro Portão, em Curitiba (PR), só tem 28 m². A sala, a cozinha e o jantar ocupam o mesmo cômodo, não há área de serviço, mas o espaço é mais do que o suficiente para a moradora, uma jovem senhora cheia de personalidade que mora sozinha.
Quando arquiteta Tatielly Zammar foi chamada para decorar a área social, não precisou pensar duas vezes na hora de escolhar cores e texturas marcantes – e ficar bem longe do estilo clean que seria a primeira opção de muitos profissionais. A bancada de refeições ficou laranja e o resto da paleta conta com bege e amadeirados.
“O elemento-chave é o uso do espelho como revestimento decorativo, nas paredes e na marcenaria, que também oferece uma sensação de amplitude e contribui na iluminação”, explica Tatielly. Sancas com luz indireta e arandelas de efeito foram colocadas para valorizar o painel da sala. Luminárias de teto colaboram com a sensação de aconchego.
O mobiliário contemporâneo de linhas retas não esconde os revestimentos da parede: painéis de MDF, papel de parede decorativo, mosaico de mármore e revestimento cerâmico patchwork laranja. Para o piso, a escolha pelo piso vinílico amadeirado foi feita para atender um pedido da proprietária que queria um piso antiderrapante.