Casa Created with Sketch.

9 escadas espetaculares do mundo todo

Uma capela no Japão, um escritório em Londres, um shopping em Shanghai e uma loja em Nova York tem algo em comum: escadas tão incríveis que chamam a atenção pela criatividade e pela técnica arquitetônica

1. A arquiteta iraniana Zaha Hadid projetou um prédio moderno e com design que lembra filmes de ficção científica: a construção está na cidade de Moscou, Rússia, e possui um grande átrio central para o qual estão viradas várias varandas. Ligando os andares, estão escadas que cortam a região central. Para complementar o projeto as cores preto e branco foram eleitas, dando ao espaço um caráter moderno e futurista.

1

 (/)

 

2. Inaugurada em dezembro de 2011, a escultura “Tiger and Turtle – Magic Mountain” está localizada em Duisburgo, na Alemanha e leva a assinatura de Heike Mutter e Ulrich Genth. O formato que lembra uma montanha russa pode ser escalado a pé pelos visitantes, que conseguem subir os degraus até a atingir o looping – aí a gravidade não permite. A parte mais alta está a 45 m do nível do chão e oferece uma bela vista do local.

02

 (/)

 

3. Como parte da série “Beautiful Steps” do escritório Lang Baumann, esta instalação no Trautenfels Castle, na Áustria, é composta por uma escadaria que sai de duas janelas e passa pelo lado externo da torre do prédio, em uma plataforma suspensa. O desenho da instalação forma um círculo completo.

03a

 (/)

03

 (/)

 

4. A grande estrela arquitetônica da loja da Armani na Quinta Avenida, em Nova York, é a escada que parece uma escultura: feita de aço laminado revestido com uma camada plástica, ela é composta de um vórtex central cercado por andares irregulares, que criam um movimento dinâmico complementado por guarda-corpos que parecem laços de fitas. O projeto é de Fuksas Studio.

armani-fifth-avenue-5-833

 (/)

armani-fifth-avenue-7-835

 (/)

 

5. A galeria que reúne o trabalho do ceramista sul-coreno Jung Gil-Young ganhou uma escada espelhada, que fica camuflada no meio das árvores em Cheondo, na Coreia. O projeto é do escritório Yoon Space Design e, apesar de externamente a entrada se esconder, a parte interna da escada é vermelha, cor que se ressalta com uma iluminação também vermelha.

11427171_834574089952781_4498665051064590762_n

 (/)

coreia

 (/)

 

6. Construções feitas de contêiners estão cada vez mais comuns e fazem mais sentido quando estão inseridas perto de portos, como este escritório em Ashdod, Israel. Assinado peor Potash Architects, o grande destaque do prédio composto por sete caixas é a escada: localizada em um contêiner posicionado em um ângulo de 30º, ela tem paredes de vidro.

conteiner1

 (/)

conteiner

 (/)

 

7. A maior escada rolante espiral do mundo fica em Shanghai e liga sete andares de um centro comercial. Produzida pela japonesa Mitsubishi – a única no mundo a produzir escadas rolantes em espiral – ela é uma das 103 escadas do tipo existentes no mundo.

0305-2

 (/)

qctj69ickb8jjyflhgbi

 (/)

 

8. Duas escadas circulares formam o desenho que marca a fachada desta capela em Hiroshima, Japão. Assinado pelo arquiteto Hiroshi Nakamura, o projeto tem 15,4 m de altura e está no topo de uma colina, que oferece uma bela vista do litoral. O design que lembra laços representa a união matrimonial.

20150212112935_s

 (/)

20150209224747_s

 (/)

 

9. Esta escada espiral assinada por Paul Cocksedge reúne um jardim, uma biblioteca, um espaço para café e, claro, também liga andares de um escritório em Londres. Em seu centro, há espaços sociais que têm funções diferentes em cada andar: no primeiro, há uma mini biblioteca com livros de design. No meio, uma estrutura prende papéis com recados – a ideia é fazer com que os funcionários interajam entre si. No topo, uma máquina de água quente convida as pessoas a colherem ervas frescas e produzirem o próprio chá.

011-980x653

 (/)

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s